Vantagens de castrar seu cachorro macho

A maioria dos animais machos (garanhões, touros, javalis, carneiros, cães e gatos) que são de estimação, trabalho ou produção de alimentos são castrados, a menos que se destinem a ​​como animais reprodutores. vejas as vantagens de castrar seu cachorro macho abaixo.

 

Esta é uma prática comum para evitar comportamentos sexuais inaceitáveis, reduzir a agressividade e prevenir a reprodução acidental ou indiscriminada. No entanto, alguns donos de cães optam por não castrar seus cães machos, apesar dos benefícios.

 

O que é castração?

 

Castração cães machos é a remoção cirúrgica dos testículos (orquiectomia). O procedimento envolve anestesia geral inalatória ou injetável. Uma incisão é feita exatamente na frente do saco escrotal e ambos os testículos são removidos, deixando o saco intacto.

 

As vasectomias não são realizadas, uma vez que este procedimento apenas esteriliza o cão, mas não impede a produção de hormônios masculinos. É tanto a esterilização quanto a remoção dos hormônios masculinos que fornecem os benefícios comportamentais e médicos da castração. 

 

Um agente químico de castração foi introduzido recentemente para filhotes, mas, embora esses produtos esterilizem os cães para evitar a reprodução, eles não podem prevenir ou reduzir os sinais comportamentais que podem ser obtidos pela castração, já que os níveis hormonais ainda estão presentes.

 

 “Os únicos comportamentos que serão afetados pela castração são aqueles que estão sob a influência de hormônios masculinos”.

 

Como castrar afeta o comportamento?

Os únicos comportamentos que serão afetados pela castração são aqueles que estão sob a influência de hormônios masculinos.

O temperamento, o treinamento, a personalidade e a capacidade de fazer “trabalho” de um cão são resultado da genética e da criação, e não de seus hormônios masculinos. A castração não “acalma” um cão hiperativo.

 

Qual dos problemas comportamentais dos meus cães pode melhorar após a castração?

Como mencionado, apenas os comportamentos que são “dirigidos” pelos hormônios masculinos podem ser reduzidos ou eliminados pela castração.

Embora os hormônios tenham desaparecido do sistema quase imediatamente após a castração, os comportamentos masculinos podem diminuir rapidamente ao longo de alguns dias ou gradualmente ao longo de alguns meses.

 

Comportamento sexual indesejável: Atração por fêmeas, cruzar, fugir, ficar montando nas pernas ou em até mesmo em outros cães muitas vezes podem ser reduzidos ou eliminados pela castração.

 

Estudos de caso mostram que fugir, houve melhora moderada em 70% dos cães, com melhora acentuada em 40%. Ficar montando, houve melhora moderada em 70% dos cães com melhora acentuada em 25%.

 

Em um estudo a castração levou à redução da agressão em relação a outros cães em 1/3 dos casos, em relação com às pessoas da família em 30% dos casos, em cães desconhecidos em 20% dos casos e com pessoas desconhecidas em 10% dos casos.

 

Marcação de urina: A maioria dos cães machos adultos levanta as pernas para urinar. Em vez de esvaziar completamente suas bexigas, a maioria dos cães machos retém alguma urina para deixar em outros lugares que passam. Alguns cães têm um desejo tão forte de marcar que também marcam dentro de casa. Embora os cães castrados ainda levantem a perna para urinar, a castração reduz a marcação em 80% dos cães, com uma melhora acentuada em 40%.

 

 “Todo cão agressivo deve ser castrado.”

 

Agressão: Todo cão agressivo deve ser castrado. No mínimo, isso impedirá a reprodução e a transmissão de quaisquer traços genéticos de agressão. A castração também pode reduzir ou eliminar algumas formas de agressão (ou seja, aquelas que são influenciadas por hormônios masculinos).

 

Existem benefícios adicionais para a castração?

Benefícios médicos: A castração elimina a possibilidade de câncer testicular e reduz consideravelmente a chance de doença na próstata, dois problemas extremamente comuns e sérios de cães machos mais velhos.

Muitos cães mais velhos que não são castrados desenvolverão doença da próstata ou tumores testiculares se viverem a uma idade suficiente. A castração também pode reduzir o risco de tumores perianais e hérnias perineais.

 

Controle populacional: Talvez a questão mais importante seja que milhões de cães sejam eutanasiados anualmente em abrigos de animais. Machos castrados são tão importantes quanto esterilizar fêmeas quando se trata de controle populacional.

 

Existem riscos?

Atualmente, com ampla seleção de agentes anestésicos e monitoração de última geração, raramente ocorrem complicações anestésicas ou cirúrgicas durante a castração canina.

 

A maioria dos animais jovens e saudáveis ​​se recuperam sem incidentes. Muitas vezes, a maior preocupação não é a cirurgia e a anestesia. Na recuperação precisamos garantir que o cão não lamba excessivamente a linha de incisão até que esteja completamente cicatrizado.

 

Monitoramento constante, cremes de sabor amargo ou um colar de proteção, conhecido como colar elisabetano, serão necessários se for observada lambida excessiva após a castração. Quando a castração está sendo considerada para um cão mais velho, os benefícios devem ser pesados ​​contra quaisquer riscos associados à anestesia e cirurgia.

 

Como a cirurgia de castração raramente está associada a complicações, o anestésico é a principal preocupação. Se a castração está sendo considerada como um procedimento separado por uma razão médica (aumento da próstata, tumores testiculares, tumores perianais), então há um benefício significativo para a saúde, o conforto e a longevidade do cão, ao realizar a castração.

 

Se o cão está exibindo comportamentos indesejáveis ​​que podem ser melhorados pela castração (fuga, masturbação, fica montando, agressão entre cães, interesse sexual excessivo ou marcação), também pode haver um benefício significativo a ser obtido com a castração.

 

Embora não seja infalível, um exame físico, uma série de exames de sangue e urina e qualquer exame adicional que seu veterinário possa sentir ser necessário para seu cão (por exemplo, ECG, radiografia de tórax), pode ajudar a determinar se seu animal de estimação tem algum risco anestésico significativo.

 

Esses testes também podem ajudar o veterinário a determinar qual protocolo anestésico seria mais seguro para seu animal de estimação.

 

Como muitos animais de estimação mais velhos requerem anestesia para outros procedimentos (por exemplo, odontologia preventiva), os benefícios podem ser aumentados com mais frequência, e o número de procedimentos anestésicos é reduzido pela realização da castração junto com o outro procedimento.

 

Qual idade é melhor para a castração preventiva?

Diversos estudos mostraram que a castração é tão eficaz na redução de problemas de comportamento associados aos machos quanto na prevenção deles.

 

Isto significa que se o animal é castrado pós-puberdade (por exemplo, 1 ano ou mais) ou pré-puberdade (por exemplo, antes dos 6 aos 9 meses de idade), os efeitos comportamentais são provavelmente os mesmos.

 

Há, no entanto, evidências casuais de que os cães que são sexualmente experientes são mais propensos a manter seus hábitos sexuais após a castração, em comparação com os cães que tiveram pouca ou nenhuma experiência sexual antes da castração.

 

Tem sido defendido recentemente que a castração seja realizada tão cedo quanto possível, para garantir que isso seja feito antes que o animal tenha a chance de se reproduzir. Isso é mais importante em abrigos de animais, pois permite que todos os cães adotados já tenham sido castrados.

 

Atualmente, muitos abrigos começam rotineiramente a castrar a partir dos dois meses de idade. Até o momento, estudos mostraram que a castração nessa idade precoce é segura e não tem efeitos a longo prazo sobre a saúde ou o comportamento, independentemente da idade em que é realizada.

 

Tem sido sugerido que a cirurgia nessa idade é mais curta, que a recuperação é mais rápida e que há menos desconforto pós-operatório para esses animais mais jovens.

 

No entanto, se a castração for realizada antes que todos os dentes permanentes (adultos) tenham irrompido.

 

“Parece não haver nenhum benefício comportamental ou médico em esperar até que um cão esteja ‘maduro’ para realizar uma castração.”

 

Uma vez que os cães são adotados em suas novas casas, a maioria dos veterinários recomenda esperar até que todas as vacinas estejam completas antes de admitir o animal a cirurgia.

 

Entretanto, se a anestesia geral for necessária antes que as vacinas forrem completadas por qualquer outro motivo (por exemplo, suturar um corte, remover penas), este seria um excelente momento para considerar a castração.

 

Em resumo, parece não haver nenhum benefício comportamental ou médico em esperar até que um cão esteja “maduro” para realizar uma castração.

 

Meu cachorro reteve os testículos. O que isto significa?

Durante o desenvolvimento fetal ou logo após o nascimento, os testículos descerão para o saco escrotal. Em alguns cães, provavelmente devido a uma predisposição genética, os testículos não descem para o saco escrotal.

 

Estes cães são conhecidos como criptorquídeos unilaterais (um testículo) ou bilaterais (ambos testículos). O testículo pode ser retido no abdome ou em qualquer lugar entre a cavidade abdominal e o saco externo.

 

Os testículos retidos geralmente não produzem espermatozoides, mas produzem hormônios, o que pode levar a qualquer alteração comportamental ou problema médico previamente discutido. De fato, alguns estudos mostraram que os testículos retidos podem ser mais propensos a desenvolver câncer.

 

No mínimo, seria extremamente difícil determinar se um testículo, localizado no abdome, começa a desenvolver câncer, uma vez que não pode ser palpado.

 

Confira as raças mais caras do mundo aqui…

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Author: Cachorros de Raça

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.