Acupuntura para Cães

A acupuntura para cães é de origem da tradicional medicina veterinária chinesa se encontra na Idade da Pedra, quando o homem começou a domesticar animais. Naquela época, para proteger a sua “criação”, o homem começou a usar determinados métodos preventivos e curativos que dispunham.

Inicialmente utilizavam armas as quais, também serviam para sobre pujar a natureza, tais como: fogo, Acupuntura para Cãespedra e ossos. Segundo o Hwang Ti Nei Jing (livro escrito a cerca de 1000 anos a.C) os chineses da idade da pedra descobriram que o aquecimento do corpo com areia ou pedras quentes aliviava dores musculares, articulares e abdominais. Esta foi a origem da Moxa Bustão.

Em várias partes da China foram encontradas Zhem Shih, Bian Shih (agulhas de pedra), agulhas feitas de ossos, que datam da Idade da Pedra. Essas agulhas tinham as funções de estimular pontos de acupuntura e perfurar vesículas.

Por terem sido encontradas juntamente com outros instrumentos de cura, ossadas humanas e de animais, presume-se que a acupuntura para cães já era conhecida e praticada naquela época. Não existem documentos que indiquem precisamente como foi o desenvolvimento inicial da acupuntura, mas sabe-se que desde tempos remotos esta era uma Arte muito difundida entre os chineses, tanto em medicina humana quanto veterinária.

Com a evolução da humanidade, houve o aperfeiçoamento dessa técnica. No início tínhamos agulhas de pedra e ossos. Hoje utilizamos aço inox e ligas de ouro e prata. Paralelamente, as pedras quentes foram substituídas por Moxa Bustão que é o aquecimento/cauterização de determinados pontos de acupuntura com uma planta Arte-mísia Vulgaris e a utilização de infravermelho, ultrassom, eletro-estimulação e raios laser.

Ao mesmo tempo a teoria evoluiu do “ponto isolado” para a “teoria dos meridianos”, que liga os pontos aos órgãos, criando uma “rede”, que conecta todo o corpo. Historicamente, também houve uma expansão geográfica da acupuntura, que inicialmente partiu da China, se difundindo por todo o Oriente e mais recentemente por todo o mundo.

BREVE HISTÓRIA DA ACUPUNTURA MERIDIANA

A acupuntura veterinária é o principal método terapêutico utilizado pela tradicional medicina veterinária chinesa. Ela é derivada de um conjunto de conhecimentos teóricos empíricos, visando à cura e prevenção de doenças, através da aplicação de agulhas especiais, utilização de “moxas”, além de outras técnicas.

Surgida na China Antiga em plena Idade da Pedra, há aproximadamente 4.500 anos é continua evoluindo. Acupunturistas veterinários modernos utilizam agulhas sólidas, agulhas hipo-dérmicas, agulhas para sangria, moxa bustão, calor, ultrassom, eletro-estimuladores, massagem, quiro-prática, aparelhos de laser, implantes e aquapuntura para o estímulo dos pontos de acupuntura.

Os conhecimentos da acupuntura não surgiram da noite para o dia. Inúmeras teorias foram “postuladas e testadas, muitas delas baseadas em fenômenos da natureza, aspectos religiosos, filosóficos e regionais da China Antiga.

Isso criou uma linguagem médica metafórica e bastante difícil de ser compreendida pela medicina ocidental. Porém isso não invalida este método terapêutico que é sem dúvida eficiente, visto que perdura a quase 5.000 anos. Além disso, é um método utilizado por, pelo menos, l/3 da população mundial.

Acupuntura para Cães

“Dificilmente tanta gente se enganaria por tanto tempo”, com uma medicina que não provasse sua eficiência. Pesquisas recentes tem contribuído bastante para uma maior aceitação da acupuntura pelo mundo ocidental.

Já se sabe que a acupuntura pode gerar determinadas “alterações fisiológicas, tais como: estímulo de nervos, aumento de circulação sanguínea, alívio em espasmos musculares e liberação de determinados hormônios, tais como: endorfinas e esteroides.

Agulhas para Acupuntura

Apesar de muitos efeitos fisiológicos já terem sido estudados, muitos outros ainda são desconhecidos. Mais pesquisas devem ser feitas para se descobrir todos os mecanismos de ação “do ponto de vista ocidental”, da acupuntura.

De acordo com a fisiologia médica chinesa, a doença é fruto de um desequilíbrio energético no corpo, que os chineses identificam  como um desequilíbrio entre Yin e Yang. A acupuntura visa a restauração desse equilíbrio, iniciando-se assim o processo de cura.

Os meridianos são canais onde circula o Qi ou Techi (energia vital), que se divide em dois aspectos opostos porém complementares que são o Yin e Yang. Tecidos e órgãos estão conectados à superfície através dos meridianos.

Logo, a aplicação de agulhas ou outro tipo de estímulo em determinado ponto do corpo, geralmente causa uma reação em órgãos e tecidos adjacentes e distantes. Num animal saudável, o fluxo de Techi e sangue, através dos meridianos, é livre, o que consequentemente nutre e protege todos os tecidos, mantendo sua fisiologia normal.

Desequilíbrios energéticos podem ser causados por problemas internos ou externos, tais como: mudanças climáticas bruscas, excesso de trabalho, dieta imprópria, traumas físicos, problemas emocionais , etc.

Através de um correto diagnóstico sob o ponto de vista da medicina tradicional chinesa, encontra-se a(s) causa(s) deste desequilíbrio e com o tratamento que restaure o equilíbrio energético do animal, alcançamos a homeostasia entre Yin e Yang que trará a cura.

Acupuntura para Cães

VANTAGENS DA ACUPUNTURA VETERINÁRIA

A acupuntura é uma prática que se tornou popular desde os tempos antigos e conservou esta popularidade, devido a simplicidade de sua teoria, aplicação e aprendizagem.

POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO

  • É útil em qualquer enfermidade, não importando sua localização.
  • Auxilia animais de qualquer idade ou sexo.
  • Pode ser facilmente associada a outras modalidades terapêuticas, agindo sinergicamente a elas.
  • Mesmo em se tratando de patologias cirúrgicas, a acupuntura pode ser usada para melhorar o estado imunológico do paciente e apressar a recuperação em períodos pós-operatórios.

DIMINUIÇÃO DO UDO DE MEDICAMENTOS

Atualmente, o uso de drogas está se tornado abusivo, o que prejudica o animal com frequentes intoxicações e iatrogenias sem obtenção de resultados terapêuticos ideais, além do fator econômico. A acupuntura regula o organismo, melhorando a circulação sanguínea, aumentando a resistência e mudando a constituição corporal, por isso, reduz ao mínimo a necessidade de drogas e aumenta a eficácia terapêutica.

SIMPLICIDADE DA INSTRUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Muitos equipamentos médicos veterinários são de difícil transporte. Acupuntura utiliza materiais simples e de fácil transporte, o que é muito útil em algumas situações de emergência, tais como: internações, colapsos, crises dolorosa e problemas circulatórios graves. Num meio onde não existe facilidades médico-veterinárias se torna mais evidente a utilidade da acupuntura.

SEGURANÇA NO TRATAMENTO

Acupuntura para Cães

A acupuntura para cães é uma das formas mais seguras de tratamento, quando administrada por veterinário devidamente treinado. Em 90% dos casos nota-se sinais de melhora imediata, 90% dos animais podem mostrar uma piora nos primeiros 2 dias, logo seguida de notável melhora. Muitos animais ficam sonolentos ou letárgicos por até 24 horas após o tratamento com acupuntura. Esses efeitos são indicações da ocorrência de alterações fisiológicas e geralmente são seguidos por uma melhoria no estado do animal.

COMPLEMENTAÇÃO DE LACUNAS DA MEDICINA VETERINÁRIA MODERNA

Apesar do constante progresso da medicina veterinária, ainda não conseguimos resolver muitos problemas que atingem, tantos os seres humanos quantos os animais, por exemplo, doenças degenerativas como a espondiloses, periartrites degenerativas, doenças auto-imunes, etc. Em muitas dessas patologias a acupuntura, isoladamente ou associada a drogas, obtém melhores resultados.

MÉTODO AUXILIAR NO DIAGNÓSTICO

Muitas vezes nos deparamos com animais “doentes” ou “mancos” e que após feitos todos os exames, não chegamos a nenhuma causa e conclusão. Em outros casos também há doenças difíceis de diagnosticar. Através do diagnóstico da tradicional medicina veterinária chinesa acupuntura, podemos identificar um desequilíbrio energético antes mesmo do surgimento de sintomas e alterações físicas.

A localização de um processo patológico pode ser indicada pela resposta à estimulação de determinados pontos, o que também auxilia muito ao próprio diagnóstico da medicina ocidental. Em casos de doenças funcionais, a acupuntura traz melhoras evidentes, que já não ocorre tão facilmente se já houver lesão orgânica; neste caso ela serve como prova terapêutica.

Existe um antigo ditado chinês que diz: “Tratar uma doença depois que ela mostrou seus sintomas, é o mesmo que cavar um poço depois de já estar com sede”. Isso denota a grande capacidade, não só curativa, mas também, preventiva, proporcionada pela acupuntura.

Acupuntura para Cães

INDICAÇÕES DA ACUPUNTURA PARA CÃES

É indicada principalmente em problemas funcionais, tais como: paralisias, inflamações não-infecciosas (alergias), e dor.

PROBLEMAS GERAIS QUE PODEM SER TRATADOS POR ACUPUNTURA EM: PEQUENOS ANIMAIS

(CANINOS E FELINOS)

  • Problemas músculo-esqueléticos, tais como: artrite, artrose, hérnia de disco, tendinites, problemas ligamentares e miosites.
  • Problemas de pele: eczemas, granuloma de lambedura.
  • Problemas respiratórios: asma, enfisema, pneumonia.
  • Problemas gastro-intestinais: diarreia, síndrome de má absorção, gastrite.
  • Problemas reprodutivos diversos.
  • Auxiliar em viroses, tais como: panleucopenia felina, cinomose (fase ativa e sequelas), parvovirose.

ACUPUNTURA EM CÃES GRANDES Acupuntura para Cães

  • Problemas músculo-esqueléticos por exemplo: dores lombares, dores cervicais, miosites, tendinites, atrofias musculares, problemas de ligamentos, navicular, artrites, etc.
  • Laminites.
  • Problemas neurológicos por exemplo: paralisias diversas (facial, radial), lombo ciatalgia.
  • Problemas de pele por exemplo: dermatite alérgica, anidrose.
  • Problemas respiratórios por exemplo: Bleeders (cavalos sangradores), asma, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica).
  • Problemas gastro intestinais por exemplo: cólicas não cirúrgicas, gastrite, úlceras gástricas, diarreias, síndrome de má absorção.
  • Problemas reprodutivos por exemplo: anestro, cio silencioso, infertilidade (funcional).

O uso regular da acupuntura nos animais mantém os músculos e tendões mais resistentes a lesões. Atletas, profissionais e amadores utilizam a acupuntura como parte da rotina de seus treinamentos. Em animais envolvidos em atividades atléticas, tais como corridas, saltos ou exposições, a acupuntura ajudará a mantê-los no auge de sua condição física e emocional, facilitando assim a performance e os melhores resultados.

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Author: Cachorros de Raça

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.