Todos são unânimes em caracterizar o Doberman como um cão aristocrata, por causa de sua nobre aparência. O temperamento do Doberman lhe confere qualidades muito importantes: confiabilidade, obediência e lealdade. Rápido tanto em mente como no domínio de seu corpo robusto, ele oferecerá sempre temor e respeito aos estranhos em seu território.
É normalmente gentil, mas pode se mostrar firme e durão quando seu mestre assim o requisitar. É um excelente companheiro de brincadeira para as crianças de “sua família”. Tenha certeza de que se você o encorajar, ele vai logo tomar o seu lugar à mesa e dormir na sua cama.
A verdade é que ele se tornará bastante “humano”, se você se esquecer de lembrá-lo que ele é um cão! Por outro lado, este senso de responsabilidade com as pessoas e as coisas que ele julga ser de sua propriedade é que faz do Doberman um dos melhores cães de guarda que existem.
Uma outra boa característica desta raça é o contínuo estado de alerta em seus olhos, cabeça, orelhas apontadas para o alto. Que lhe dão uma sensação de alta vigilância. O Doberman não é naturalmente um cão insolente, perigoso e desequilibrado como dizem algumas pessoas.
É claro que em todas as raças sempre há exemplares que podem apresentar um nível de instabilidade ou mesmo de agressividade. Mas que não seja possível reverter. Neste caso, é necessário insistir na tecla da “criação selecionada”. Para que este tipo de características hereditárias não sejam transferidas para futuras gerações de cães.
Temperamento
Um cão bem adestrado e com um tratamento adequado sempre se mantém equilibrado e calmo. Se ele for atacado por outro cão ou por uma pessoa mal intencionada, o seu espírito guerreiro virá à tona e, com certeza, seu adversário acabará em maus lençóis. Os estranhos podem entrar em seus domínios, desde que acompanhados por um membro da família.
O Doberman, entretanto, estará discretamente mantendo seu estado de vigilância cuidando para que nada aconteça com aqueles a quem ama. Como dissemos anteriormente é um cão carinhoso, que certamente será condescendente até mesmo com os carinhos das crianças. Que nem sempre são discretos e estará sempre receptivo aos afagos de seu dono.
São necessidades que devem ser providas para todos os Dobermans, já que normalmente estes cães necessitam de um tipo de controle. Para que se encaixem na família de maneira feliz. O Doberman é um cão de fácil socialização, mas é bom saber que a melhor fase para que ele se acomode é na idade de cinco a doze semanas.
Para que ele tenha uma boa propensão ao quesito obediência, é necessário não descuidar de sua educação. Se o dono do cão não for uma pessoa com personalidade dominante, ele pode perceber isto e acabar dominando o próprio dono.
O melhor a ser feito é acompanhá-lo a um lugar de adestramento. Pois o Doberman e seu dono devem aprender juntos. Não importa que a intenção do dono seja apenas um nível básico de obediência. Ou se deseja treinar o cão para provas específicas. Você e ele irão obter muitos benefícios com este tipo de atividade.