O Chow Chow é uma de tantas raças mais antigas, com mais de 2.000 anos de idade. A raça provavelmente originou, como uma teria popular, que o resultado de cruza vem do velho Mastiff do tibete e o Samoyed uma raça originaria da partes do norte da Sibéria.
Embora a maior parte dos criadores acredite que a raça tenha vindo da China, o nome Chow Chow não é chinês: vem do inglês coloquial e era uma maneira comum de chamar os bibelôs e novidades importadas da Ásia.
Isso talvez tenha acontecido porque esses pets viajavam com outras mercadorias em navios de carga. Contudo, no país asiático, o cão é chamado de Songshi Quan, em português cão-leão-empolado, ou de Tang Quan, “cão da Dinastia Tang”.
Isso porque, no século 7, o imperador Ling Ti criava seus Chows como verdadeiros membros da nobreza. Como não se apaixonar pelo lindo e imponente Chow Chow, que mais parece um urso de pelúcia ou um fofo leão?
Junte a isso a língua azul e um temperamento divertido (para não dizer teimoso!) e a raça vira uma das mais admiradas. Contudo, esse mesmo comportamento “temperamental” já rendeu a esses animais a fama de agressivos, o que não condiz exatamente com a realidade, tudo depende da forma como são criados.
Tudo sobre Chow Chow
O Chow Chow é um cão bem-educado. Muito bom com crianças. Se eles conhecem gatos e outros animais domésticos quando eles são jovens, eles vão se dar bem com eles quando eles são adultos. Esta é uma raça muito dominante que exige um proprietário dominante .
O proprietário desta raça de cão deve ser uma pessoa calma que é naturalmente firme, confiante e consistente. Com tal manipulador, o Chow Chow pode se desenvolver bem.
Os problemas surgem quando o cão vive com proprietários que não entendem como são, e ficar na posição alfa. Se você permitir que este cão acredite que é o chefe de sua casa, ele se tornará teimoso, protetor e às vezes francamente indisciplinado.
Quando isso acontece, ele não se considera ser significante, mas instintivamente está dizendo a você na maneira como os cachorros se comunicam uns com os outros que consegue decidir quando e como as coisas são feitas. Será egoísta até o ponto de obstinação e pode ser super protetor.
Quando você tem um Chow Chow que acredita que ele é o governante dos seres humanos ele pode se tornar agressivo, dizendo aos seres humanos que ele gostaria de ter seu espaço. Espaço significa muito para um cão. É respeito no mundo do cão.
Se educados com firmeza e sem violência, se tornam incríveis, dóceis e companheiros. Apesar de sua origem ser confusa, acredita-se que o Chow Chow seja uma das mais antigas raças de cães do mundo e tenha relação com os pets nórdicos do tipo Spitz.
Raça Chow Chow
Isso indica que eles podem ter descendido diretamente do lobo-cinzento, ancestral direto do cachorro, e desde então sofreram poucas modificações. De acordo com a Confederação Internacional de Cinofilia, o mascote veio da China, onde era mantido como cão de guarda, tração e caça.
Contudo, alguns historiadores afirmam que há referências anteriores do animal na Mongólia. Já o resto do mundo só foi conhecê-lo por volta de 1800 e ele só seria ”notado” na Grã-Bretanha em 1920. Na época, o interesse da Rainha Vitória pelos cães ajudou a chamar atenção para a raça.
A língua azul fica mais esbranquiçada quando estão cansados, ou seja, quando é hora de descansar! língua azul fica mais esbranquiçada quando estão cansados, ou seja, quando é hora de descansar!
São calmos e dóceis, alem de extremamente fieis. São cachorros temperamentais, por isso, podem se tornar agressivos se não educados. Sua pelagem exige manutenção e cuidados freqüentes. São independentes, então as vezes prefere ficar no canto deles, mas isso não significa que não gosta do dono.
Cães semelhantes ao Chow Chow:
Cão Esquimó Americano (Standard)
Spitz Finlandês
Keeshond
Schipperke
Shiba Inu