Tudo sobre a Raça Shar pei
A raça Shar Pei foi identificado como uma raça basal que antecede o surgimento das raças modernas no século XIX. De acordo com documentos históricos e artefatos, ele tem existido na China desde os tempos antigos, e sua semelhança era muitas vezes usado para decorar vários objetos, especialmente durante a dinastia Han.
Durante este período, foi usado como um cão de combate, e transformou-se gradualmente um animal de estimação favorito de imperadores chineses. Ele continua a ser treinado como um cão de combate no Tibete moderno. A raça Shar Pei vem da província de Guangdong da China. O Shar Pei original da China parecia muito diferente da raça de agora popular no Ocidente.
As pessoas no sul da China, Hong Kong e Macau diferenciam o tipo ocidental e o tipo original chamando-os respectivamente de “carne de boca” e “osso de boca” Shar Pei. Os chineses acreditavam que a imagem das rugas e da boca pigmentada negra assustaria os espíritos malignos. Durante a Revolução Comunista, a população de Shar Pei diminuiu.
Sobre a Raça Shar pei
Em 1973, um empresário de Hong Kong chamado Matgo Law adquiriu alguns desses cães em uma tentativa de salvar a raça. Ele atraiu a atenção das pessoas através de uma revista americana. Daqueles poucos cães os números de Shar Pei aumentaram tremendamente e é agora uma das raças mais populares nos EUA.
O chinês Shar Pei foi reconhecido pela primeira vez pelo AKC em 1992. A raça tem mais de 70.000 cães registrados como ações de fundação. A pele solta do Shar Pei e uma camada extremamente enrugada que foi originalmente desenvolvido para ajudar os cães a afastar javalis, e eram usados para caçar. O chinês Shar Pei é um cão grande com pele enrugada.
Tem um perfil quadrado com uma cabeça larga e plana. O focinho é largo, revestido e cheio. Como o Chow Chow, esses cães têm uma língua azul-preta. Os dentes se encontram em uma mordida de tesoura. Os olhos amendoados, pequenos, baixo relevo é escuros, mas podem ser mais leves em cães com uma pelagem clara.
O conjunto triangular das orelhas são muito pequenas e ligeiramente arredondadas nas pontas. A cauda é grossa na base e vai afunilando ate a ponta e é extremamente elevada. Os cães tem excessivamente pele enrugada com a cabeça grande, e os cães menores tem a pele menos enrugada que ocorrem nesta raça. Filhotes têm mais rugas do que os adultos. Shar Pei lentamente perder suas rugas à medida que envelhecem.
Shar Pei Temperamento
A raça Shar Pei é muito leal ao seu dono. Inteligente brincalhão, ativo, dominante e corajoso. Eles são ligados a sua família, mas não é amigável com estranhos. Se o cão acostumar com gatos e crianças enquanto ainda é jovem, geralmente não terá um problema com eles. O chinês Shar Pei é fácil, calmo, independente e dedicado.
É companheiro maravilhoso e um bom cão de guarda. O Shar Pei precisa de um dono confiante, se você é incerto, inconsistente, muito suave e olha leve nos olhos do cão, ele assumirá como o chefe. O Shar Pei precisa de uma figura de firme, mas gentil, extremamente consistente. Esta raça precisa de treinamento de obediência.
Eles podem recusar ordens de membros da família que não tenham estabelecido liderança sobre eles. Esta raça é muito limpa, e é uma das raças mais fáceis para domesticar. Misturar outros cães às vezes pode ser um problema, se um dos cães está exibindo comportamentos dominantes. A socialização é importante.
Alguns Shar Pei tendem a babar, especialmente quando estão com dor. O temperamento do cão depende de como o dono trata o cão. Cães que são autorizados a acreditar que eles são o chefe sobre os seres humanos irá desenvolver problemas de comportamento. Cães que não fazem pelo menos uma caminhada diária, começará a exibir um grau variável de problemas.
É uma raça em grande parte silenciosa, latindo apenas quando está brincando ou quando esta preocupado. Shar Pei não gosta de ficar sozinho, preferindo estar perto de seus donos, muitas vezes deitado nas proximidades da mesma sala.
Shar pei Cuidados
Comparado com outras raças, Shar Peis têm maior risco de desenvolver dermatite atópica, uma doença crônica de alérgica de pele. Shar Peis também estão em maior risco de demodicose, uma doença que acontece quando os ácaros Demodex canis proliferam e causam irritação da pele, inflamação e infecção.
A febre familiar do Shar Pei (FSF) é uma doença congênita grave que provoca febres curtas que duram de 24 horas, às vezes até três dias e geralmente acompanhadas por acumulação de fluido ao redor dos tornozelos (chamada síndrome de Hock inchado).
A amiloidose, uma condição de longo prazo, está provavelmente relacionado a FSF, causada por proteínas amilóides não transformadas que depositam nos órgãos, na maioria das vezes nos rins ou no fígado, levando eventualmente à insuficiência renal. A doença é associada com o tipo ocidental e estima-se que 23% são afetados.
Um problema comum é uma condição dolorosa do olho, entrópio, em que os cílios enrolam para dentro, irritando o olho. Não tratado, pode causar cegueira. Esta condição pode ser corrigida por cirurgia (ajustar as pálpebras para que eles não enrolem para o globo ocular nos filhotes ou remoção cirúrgica de pele extra no adolescente e nos mais velho).
Na Austrália, entre 8 em 10 Shar Peis requerem cirurgia para corrigir problemas oculares. A raça Shar Pei também é propenso a infecções crônicas de levedura em seus ouvidos.Isto é devido à estrutura apertada da orelha interna com uma aparência enrugada, fazendo a limpeza ficar muito difícil; acentuado pelo “aperto” que a orelha cria sobre o canal, promovendo um ambiente úmido.
A deficiência de vitamina B 12 é um problema comum no Shar Pei e é suspeita de ser hereditária. A raça Shar Pei é sensível ao clima quente, em parte devido às rugas em sua cabeça segurando no calor. Em dias quentes sombra deve sempre ser fornecido. A água deve estar sempre disponível. A altura em media do Shar Pei é 46 – 51 cm e o peso e entre 18 – 25 kg. A expectativa de vida dos Shar Peis é até 10 anos.