Tudo Sobre Pequinês
A raça pequinês (também conhecido como o cão leão, cão leão de Pequim) é uma raça antiga de cão toy, originário da China. São chamados cães leões devido a sua semelhança aos leões guardiões chineses. Esses cães foram conhecidos na China desde de 700 d.C. e pelo menos parte de sua popularidade é atribuída ao surgimento do budismo na China.
Leões e, portanto, cães leão, eram símbolos de Buda, e estes pequenos cães com suas jubas exuberantes. Em 1800, o pequinês era o queridinho da corte chinesa Imperial. O pequinês veio chamar à atenção do mundo ocidental em 1860, quando cinco deles foram tomados como espólio por oficiais britânicos durante uma altercação entre Grã-Bretanha e China. Na década de 1890, mais dos cães tinham encontrado o seu caminho para o Ocidente, ou foram contrabandeados para fora de casas imperiais ou dado como presentes para os ocidentais de alto escalão.
O American Kennel Club reconheceu o pequinês em 1906, e o Club of America foi formada em 1909. O ranking atualmente ocupa 61° entre as raças registadas pelo AKC, e não é mais o objeto de desejo que ele era naquela época em que ele era um ícone do Oriente, mas ainda é popular.
Pequinês Temperamento
Pequinês é um cão muito valente, sensível, independente e extremamente afetuoso com seu dono. Esses cães adoráveis podem ser companheiros maravilhosos. Eles podem se tornar cautelosos com estranhos. Como convém a um cão de sua estatura Imperial, ele pode ser teimoso. Pequinês são realmente bons com outros cães e animais de estimação, mas eles devem ser socializados desde cedo.
Saúde da Raça Pequinês
Pequinês tendem a pegar resfriados muito facilmente. Eles têm partos muito difíceis. São propensos a hérnia de discos e rótulas deslocadas. Triquíase (cílios crescendo para dentro em direção aos globos oculares). Problemas respiratórios e problemas cardíacos também são comuns.
Cães semelhantes ao Pequinês:
Cavalier King Charles Spaniel