Origem e História
A Mastim tibetano, conhecido também como raça Mastiff tibetano é uma das mais antigas consideradas ser o progenitor de outras raças do mastiff no mundo, pode ter existido 1100 a.C. Originário com as culturas nômades do Tibete, Índia, Mongólia e Nepal, o seu uso por tribos locais do Tibete era para proteger ovelhas de lobos, leopardos, ursos e tigres.
Ele é uma raça viajou com pastores nômades, cuidando de seus rebanhos ou servindo como protetor de aldeias e mosteiros. Viajantes costumavam escrever sobre a ferocidade dos cães, que foi encorajado pelos habitantes. Os cães foram chamados Do-khyi, significando “cão nômade”, porque eles eram confinados durante o dia e soltos à noite. Os cães foram muitas vezes amarrados para aumentar as tendências agressivas. Os cães do Tibete são duas vezes o tamanho daqueles vistos na Índia, com grandes cabeças e corpos peludos.
Eles são animais poderosos, e dizem que são capazes de matar um tigre. Depois de 1980 a raça começou a ganhar popularidade em todo o mundo. Embora a raça ainda é considerada um pouco incomum, criadores mais ativos surgiram e produziu um número adequado de cães, vários registros e organizações mostram (FCI, AKC) começou a reconhecer a raça. Mastiffs tibetanos foram trazidos para os Estados Unidos na década 1970. O American Kennel Club reconheceu a raça em 2006. Ela esta classificada na 124º entre os cães registrados pelo AKC.
Temperamento
A raça Mastiff tibetano ama sua família com uma intensidade feroz, é corajoso, destemido, equilibrado, calmo e pensativo. Embora ele não demonstra afeto em público, ele não quer nada mais do que estar com os donos e protegê-los. Raça mastiff tibetano tem guardado pessoas e propriedades por mais de 2.000 anos, por isso é seguro dizer que ele é muito bom nisso.
Arisco e atento, ele vai cuidar para não deixar ninguém entra em sua casa, a menos que você permitir, e mesmo assim ele pode ser relutante. Em seu território, ele é altamente territorial. Ele pode estender essa atitude para todo o bairro se ele não for confinado por uma cerca alta e sólida e andou em rotas diferentes para que ele não se tornar possessivo sobre uma determinada rua ou as coisas que ele vê nele.
Saúde
Muitos criadores reivindicam uma expectativa de vida entre 10 a 14 anos, mas essas alegações não são comprovadas. A raça tem menos problemas de saúde genética do que muitas raças, mas casos podem ser encontrados de hipotireoidismo, entrópio, ectrópio, distiquíase, problemas de pele, incluindo alergias, problemas auto-imunes, incluindo demodex, doença de Addison, doença de Cushing, falta de dentes, má oclusão (dentes tortos, underbite, embocadura torta), problemas cardíacos, convulsões, epilepsia, atrofia progressiva da retina (PRA), catarata e pequenos canais da orelha com uma tendência para a infecção.
Como acontece com a maioria das raças grandes, alguns vão sofrer com cotovelo ou displasia da anca. A raça mastiff tibetano precisa de passeios diários. Tenha cuidado para que os ossos, músculos e articulações do cão jovem não sejam sobrecarregados durante o estágio de crescimento por isso não exagerar o lado físico durante sua vida. No entanto, eles ainda precisarão caminhar todo dia para satisfazer seu instinto de migração.