Raça Dogue de Bordeaux era conhecido na França desde o século XIV, no sul da França na região de Bordeaux. Daí, a cidade emprestou seu nome a este grande cão. Essa raça Dogue de Bordeaux não existia antes de 1920. Os franceses colocaram ênfase em manter a velha linha de reprodução pura. As máscaras negras foram consideradas uma indicação do cruzamento dentro do Mastiff inglês.
Como uma indicação importante da pureza da raça, a atenção foi dada ao nariz (cor de rosa), à cor mais clara do olho, e à pelo avermelhado. Eles foram originalmente criados com enormes cabeças. Quanto as suas origens históricas, as traduções não são tão claras. Muitos pensam que o Dogue de Bordeaux ra descendido do Mastiff tibetano e do Bulldog, o que certamente tornaria mais apropriado o apelido de “Bordeaux Bulldog “.
Cães na Idade Média na região de Aquitânia podem ter sido também antepassados do Dogue moderno de Bordeaux, e no final da Idade Média, o seu uso como companheiro e cão de guarda foi mais frequente. O Dogue de Bordeaux teve um grande impacto durante a Revolução Francesa, ele recuperou o número ao longo dos anos. História muito dura inclui o uso na guerra, e até mesmo treinamento de caça e jogos com ursos, touros e onças. Só foi reconhecido pelo American Kennel Club em 2008.
Dogue de Bordeaux Características
A raça Dogue de Bordeaux é um cão bem equilibrado, musculoso e maciço com uma poderosa forma. O tamanho do Dogue deve vir principalmente da largura e músculos, em vez de altura. O corpo do Dogue de Bordeaux é conjunto de espessura. As patas dianteiras devem ser retas e de ossatura pesada, bem acima dos metacarpos, tem os pés firmes como dos felinos.
Os padrões da raça pelo FCI europeu eo American Kennel Club especificam um peso mínimo de 45 kg para uma fêmea e 50 kg para um macho, podem chegar a pesar até 145 kg.
O padrão estabelece que a altura desejada, na maturidade, deve variar entre 61 a 69 cm para cães machos e entre 58 a 66 cm para fêmeas. O Dogue de Bordeaux é considerado ter a cabeça maior do mundo canino, em proporção ao resto do corpo. Para os machos, a circunferência da cabeça é medida no ponto mais largo do crânio, é aproximadamente igual à altura do cão na cernelha (ombros).
Para as fêmeas, a circunferência pode ser ligeiramente menor. A mandíbula é inferior e poderosa. Os lábios superiores do Dogue de Bordeaux pairam sobre os lábios inferiores. A pele no pescoço é solto, formando uma barbela perceptível, mas não deve se assemelhar a de um Mastiff napolitana.
Dogue de Bordeaux Temperamento
Ele é excelente cão de guarda, é feroz contra intrusos, com a família incluindo crianças ele é calmo e amigável. Embora qualquer pessoa com um grande cão terá que ser cauteloso sobre a sua relação com as crianças, a raça Dogue de Bordeaux não é considerado um especial de alto risco para lidar com eles.
Como todos os cães, a liderança clara deve acontecer de sua parte, se eles vão ter uma compreensão saudável do seu papel em sua casa. Dogues de Bordeaux não são Golden Retrievers. Eles têm uma mente independente de suas próprias e não são manipuladas para criar e treinar.
Alguns Dogues são intencionais, obstinados e dominantes (eles querem ser o chefe). Você deve mostrar a eles, através da consistência absoluta, que você quer dizer.
Saúde
Displasia da anca, uma questão comum cães maiores, será obviamente um problema, como são algumas outras questões, como problemas cardíacos e até mesmo epilepsia. A expectativa de vida de cerca de 10 a 12 anos não é incomum para um cão deste tamanho. A estenose aórtica é uma doença da válvula cardíaca em que a abertura da válvula aórtica é estreitada.
Os sintomas incluem intolerância exercício, esforço síncope (desmaio de esforço físico) e morte súbita. Outro problema do coração na raça é cardiomiopatia dilatada, uma condição na qual o coração torna-se enfraquecido e ampliado e não pode bombear sangue com eficiência. Os cães apresentam, com facilidade, problemas de articulação, devido ao grande peso.
Sendo um cão maior, caminhadas serão necessária para assegurar o exercício diário, a importância do exercício é uma ênfase em seus benefícios psicológicos. Isto é especialmente importante para esta raça para que ele não armazena qualquer energia reprimida.