Tudo Sobre Collie
A origem da raça Collie é bastante obscura. Uma das teorias sobre as origens da raça é a de um cão de criação e de fazenda para os Celtas, os primeiros colonos nas Ilhas Britânicas. Desde pastoreio e guarda são dois dos mais antigos deveres caninos, antepassados do Collie pode chegar muito longe na história dos cães.
Criadores de cão começaram a ter interesse na raça no início do século XIX. Como os programas de melhoramento progrediram, a raça Collie não só cresceu em estatura e ficou mais refinado também. A rainha Victoria introduziu a raça em 1860 e rapidamente desenvolveu um grande carinho por eles, mantendo-os em seu castelo na Escócia. A popularidade da raça floresceu sob o patrocínio e as classes superiores, bem como amantes de cães, teve um gosto para o cão.
As cores mais populares incluíam preto, bronze e branco, preto e branco, e o que é conhecido agora como azuis merles. Collies “escocês”, uma variedade pelos, foram produzidos igualmente durante os 1800. E enquanto as variedades de pelo liso foram usadas para conduzir o gado ou ovelhas, os pelos brutos foram capazes de suportar todos os climas, assim que foram treinados como cães de guarda. Em 1886 os criadores ingleses estabeleceram um padrão para a altura e peso do Collie.
Como colonos americanos começaram a trazer a raça para o novo mundo como pastores de ovelhas, inúmeras mudanças começaram a ocorrer. Mais notavelmente, a raça tornou-se ligeiramente maior e mais pesada. Mais tarde, Albert Payson Terhune, um autor americano e criador de cães, aumentou a popularidade da raça com seus collies em Canis Sunnybank, as linhas de que ainda podem ser vistas em Collies de hoje.
Pessoas ainda leem os livros de Collie escritos na década de 1920 e 30 por Albert Payson Terhune, e todo mundo sabe, adora e glorifica a Lassie do livro, filme e TV. Com sua beleza elegante e sua inteligência quase humana, Lassie é, sem dúvida, o padrão pelo qual a maioria das pessoas avalia Collies.
Aparência
O pelo pode ser curto, plano ou longo, e a cauda pode ser lisa, emplumada ou espessa. A raça Collie podem ter ambas as caudas naturalmente longo ou naturalmente curta. A cauda pode ser alta ou baixa desenvolvida com um redemoinho ascendente ou torção sobre a parte traseira. A cauda nunca enrola na base ou toca a parte traseira.
Cada raça pode variar na coloração, com as cores de base usuais que são preto, preto e bronze, vermelho, vermelho e bronze. A raça frequentemente tem o branco juntamente com a cor principal, geralmente sob a barriga e o peito, sobre os ombros e em partes do rosto e pernas, mas às vezes, deixando apenas a cabeça branca ou de outra coloração, pode ser ausente ou limitado no peito e dedos dos pés (como a raça Kelpie australiano). Os machos estão entre 24 a 26 cm de altura; Fêmeas entre 22 a 24 cms de altura. Collies pesam 50 a 70 kg.
Collie Temperamento
A raça Collie é bem educado é doce, amigável, gentil, inteligência e leais. Ela é um cão família e gosta de ser parte de todas as atividades domésticas. Especialmente gosta de crianças, gosta de brincar com eles, e protetoramente vigiando-os. Este cão é inteligente e aprende rapidamente.
E sua devoção? Ela provavelmente nadaria através de águas infestadas de tubarões para salvar seu dono (assim como Lassie). Temperamento é afetado por uma série de fatores, incluindo hereditariedade, formação e socialização. Filhotes com temperamento agradável são curiosos e brincalhão.
Como todo cão, o Collie precisa de socialização precoce, exposição com muitas pessoas diferentes, imagens, sons e experiências, quando eles são jovens. Socialização ajuda a garantir que seu filhote de cachorro Collie cresce para ser um cão bem equilibrado.
Collie Cuidados
Raça Collie são geralmente saudáveis, mas como todas as raças, eles são propensos a certas condições de saúde. Nem todos os Collies receberão todas essas doenças, mas é importante estar ciente delas.
- Algumas raças de collie (especialmente o Collie áspero e o Collie liso) são afetadas por um defeito genético, uma mutação dentro do gene MDR1(é responsável pela expressão de uma proteína de membrana denominada de glicoproteica-P). Os cães afetados são muito sensíveis a alguns medicamentos, como a Ivermectina, e também alguns antibióticos, opioides e esteroides, são mais de 100 medicamentos no total. Cães afetados também mostram uma menor concentração de cortisol do que o normal.
- Collies podem ter uma doença genética, neutropenia cíclica canina ou síndrome de Collie cinza. Este é um distúrbio de células estaminais. Filhotes com este transtorno muitas vezes são confundidos com o saudável Merles azul, mesmo que sua cor é um cinza prateado. Filhotes afetados raramente vivem mais de 6 meses. Para um filhote de cachorro ser afetado, tanto o pai quanto a mãe têm que ser portadores da doença.
- Dermatomiosite: Um distúrbio de pele auto-imune herdadas, esta doença provoca lesões e problemas musculares.
- Nariz: Também conhecido como nasal Dermatite solar, isto é uma condição em que a pele do nariz descasca, transpira e pode perder a cor. Se não tratada, pode ser dolorosa ou desenvolver câncer. O nariz do Collie é controlado limitando a exposição à luz solar, e usar protetor solar.
- Atrofia retiniana progressiva (PRA): Esta é uma família de doenças oculares que envolve a deterioração gradual da retina. No início da doença, os cães tornam-se cegos à noite. Como a doença progride, eles também perdem a sua visão diurna. Muitos cães se adaptam bem a perda de visão limitada ou completa, desde que seus arredores permanecem os mesmos.
Cães semelhantes ao Collie:
Pastor Australiano
Bearded Collie
Pastor Belga
Border Terrier
Bouvier de Flandres
Briard
Cão de Canaã
Australian Cattle Dog