Tudo Sobre Akita
A raça Akita é de cão originário as regiões montanhosas do norte do Japão. Existem duas variedades distintas de Akita: a japonesa comumente chamada de “Akita-Ken” no Japão, “Akita Inu” (“inu” significa “cão” em Japonês) ou “Akita em japonês”; e a americana, conhecida como a “Akita” ou “Akita americano”.
A raça Akita é poderosa, independente e dominante, geralmente indiferente com estranhos mas afetuoso com membros da família. A raça Akita é geralmente resistente, eles foram conhecidos por sofrer várias condições genéticas e ser sensível a certos medicamentos. Na maioria dos países, a raça americana de Akita é agora considerada uma raça separada.
Nos Estados Unidos e Canadá, no entanto, as duas raças são consideradas uma única raça com diferenças de tipo. Por algum tempo, a raça americana de Akita era conhecida em alguns países como o “Grande Cão Japonês”. Ambas as formas de Akita são provavelmente mais conhecidas mundialmente a partir da verdadeira história de Hachikō , um leal Akita que viveu no Japão antes da Segunda Guerra Mundial.
A história de Hachikō, o Akita mais reverenciado de todos os tempos, ajudou a empurrar o Akita para o mundo internacional do cão. Hachikō nasceu em 1923 e pertenceu ao professor Hidesaburō Ueno de Tóquio. O professor Ueno morava perto da estação de trem de Shibuya em um subúrbio da cidade, e pegava o trem diariamente para trabalhar. Hachikō acompanhava seu dono todos os dias até a estação.
Em 25 de maio de 1925, quando o cão tinha 18 meses de idade, ele esperou a chegada de seu dono no trem de quatro horas, mas o professor Ueno tinha sofrido uma hemorragia cerebral fatal no trabalho. Hachikō continuou a esperar pelo retorno de seu dono. Ele ia na estação todos os dias durante anos esperando a volta de seu dono e amigo. Ele permitiu que os parentes do professor cuidassem dele, mas ele nunca desistiu da vigília na estação pelo seu dono.
História do cachorro Hachi
Sua vigília tornou-se mundialmente famoso em 1934, pouco antes de sua morte, uma estátua de bronze foi erguida na estação de trem de Shibuya em sua honra. Esta estátua foi derretida para munições durante a guerra, mas um novo foi encomendado após a guerra. Todos os anos em 8 de abril desde 1936 a devoção de Hachikō foi honrada com uma cerimônia solene na estação de trem de Shibuya de Tóquio.
Eventualmente, a lendária fidelidade de Hachikō se tornou um símbolo nacional de lealdade, particularmente para a pessoa e instituição do Imperador. Hachikō Monogatari (O Conto de Hachiko) é um filme japonês de 1987 que traz uma versão mais fiel da história, filmado inclusive na estação de Shibuya. O jornalista que aparece no filme é na verdade um aluno do professor Ueno que conheceu a história e escreveu diversos artigos sobre Hachi.
O jornal Tokyo Asahi Shimbun publicou um desses artigos em 1932, o que ajudou a popularizar a história. E em 2009 foi lançando um remake do original japonês (Sempre ao Seu Lado “título no Brasil” ou Hachiko – Amigo para Sempre “título em Portugal”), como drama norte-americano. Foi dirigido por Lasse Hallström, escrito por Stephen P. Lindsey e estrelado por Richard Gere, Joan Allen e Sarah Roemer.
Temperamento do Akita
A raça Akita é de um cão corajoso e obstinado, naturalmente cauteloso com estranhos, mas extremamente leal a sua família. Ele é alerta, inteligente e corajoso. Ele tende a ser agressivo com outros cães, especialmente os do mesmo sexo. Ele é mais adequado para uma família de um cão. Com sua família, o Akita é afetuoso e brincalhão.
Ele gosta da companhia de sua família e quer participar das atividades diárias. Ele é brincalhão e goza de levar brinquedos e utensílios domésticos ao redor. Apesar da crença comum de que ele nunca latira, ele é de fato barulhento, conhecido por resmungar, gemer – e, sim, latir se acreditar que a situação o justifique. Esteja ciente de que a personalidade forte do Akita pode ser esmagadora.
Ele não é o cão para um dono de primeira viagem, e ele não é para os tímidos. Ele precisa de um dono que possa fornecer disciplina firme e amorosa. Atividade é essencial para esta raça ativa. Ele precisa de muito exercício para impedi-lo de tornar-se aborrecido e, por sua vez, destrutivo.
O naturalmente protetor Akita tem uma propensão a tornar-se agressivo se permitido, ou se ele não for criado corretamente. Treinar o Akita é essencial, e assim é socialização adequada desde filhote. Tenha em mente que esta raça é teimosa, por isso a paciência extra é necessário para ensinar-lhe boas maneiras caninas.
Como Cuidar de um Akita
A raça Akita é geralmente saudáveis, mas como todas as raças de cães, eles são propensos a certas doenças. O Akita, que tem uma vida média de 10 a 12 anos. Sofre de vez em quando microftalmia, luxação, epilepsia, hipoplasia cortical renal, polineuropatia, e catarata.
Deve-se tomar cuidado para evitar alguns grandes problemas de saúde associados com a raça, como a displasia canina do quadril ( CHD ) e atrofia retiniana progressiva (PRA). A raça também é propensa a alguns problemas de saúde menores, incluindo torção gástrica, hipotireoidismo, displasia do cotovelo, ruptura do ligamento cruzado, pênfigo, linfossarcoma, osteossarcoma e adenite sebácea.
Cães semelhantes ao Akita:
Shiba Inu
Malamute do Alaska
Samoieda
Husky Siberiano