História do Doberman

O belíssimo temido por uns, mitificado por outros, a historia do doberman sempre ofereceu controvérsias. Por muito tempo a televisão americana tentou associar a imagem desta raça às figuras demoníacas e colocá-lo como um ícone do mal. Outra corrente sem nenhum fundamento prega que a raça teria sido desenvolvida durante as loucas experiências genéticas que os cientistas nazistas faziam.

Mas na verdade está muito longe dessas idéias. Quem conhece profundamente a raça sabe que seu temperamento não condiz com as imagens mostradas nos filmes de TV. O Doberman não é um cão “autista”, robotizado que deixa de atender as ordens de seu mestre.

Seu perfil sério (reforçado sobretudo por suas orelhas sempre alertas) esconde um cão sensível e Raça Dobermansentimental. Além de extremamente devotado à sua família. Um mínimo conhecimento do surgimento da raça. Desfaz qualquer equívoco histórico quanto à sua origem que data do século passado, muito antes de Hitler começar a fazer das suas.

O Doberman é uma das raças que foram formadas de acordo com um planejamento muito cuidadoso. Tudo começa por volta de 1870 com as experiências de Herr Frederick Louis Dobermann. Um homem que acumulava as funções de coletor de Impostos, vigia noturno e guardador do depósito de cães na cidade de Apolda, Alemanha.

A história do Doberman nessa época havia uma grande demanda de cães que serviam como cães de guarda. Que fossem não só valentes, como também espertos e dinâmicos. O próprio Louis precisava de um cão que fosse companhia e segurança para ele durante suas longas caminhadas noturnas. Foi então que ele começou suas experiências com cruzamentos seletivos, utilizando os melhores cães disponíveis na localidade.

Doberman Europeu

Até hoje ninguém pode afirmar exatamente que raças foram utilizadas para chegar até os primeiros Dobermans. Mas o mais aceito é que em torno do Pinscher Alemão. E que Frederick Louis Dobermann edificou sua linha de sangue. Além deste, o antigo Pastor Alemão (não este que conhecemos hoje em dia), o Weimaraner, o Manchester Terrier, o Greyhound e até o Rottweiler têm sido citados como integrantes da “fórmula” do Dobermann.

Durante muitos anos de cruzamentos inter-raciais, Herr Dobermann obteve grande sucesso em produzir as características e caráter exatos em um cão de pelagem curta e uniforme. Com o arcabouço ósseo forte, de grande inteligência e sentido e expressão de alerta. É claro que os primeiros Dobermans estavam longe dos animais elegantes e nobres que conhecemos hoje em dia.

Frederick Louis Dobermann não deve ter se acomodado aos primeiros exemplares, continuando com seu processo de criação seletiva. Seu sucessor, Otto Goeller intensificou o trabalho de refinamento da raça. Até que em 1899, seus esforços foram recompensados e a raça foi reconhecida como Dobermann Pinscher, e assim ficou conhecida até o ano de 1957.

Nos EUA e alguns países, ele ainda é conhecido desta forma. No Brasil, o Doberman é bastante utilizado como cão de guarda e foi, durante bastante tempo (na década de 60 e início dos anos 70). Um símbolo de poder para aqueles que usam o animal como elemento agressor, ao invés de tê-lo como seu defensor. Hoje em dia, as raças Rottweiler e Pit Bull são as que, da mesma forma errônea, têm sido usadas por proprietários inescrupulosos.

Aparência

Entretanto, de forma alguma devemos pensar que o Doberman é menos eficiente do que aqueles como cão de guarda. Ele é sem dúvida, inigualável nesta função, além de poder ser utilizado também nas atividades policiais e na guerra. Ele tem a vantagem de ser mais leve e mais “aerodinâmico” que o Rottweiler. Tem uma arrancada maior quando sai da posição de repouso para um ataque necessário (saída e retomada de equilíbrio).

Na história do Doberman quanto ao fato de se dizer que ele é um cão temperamental, podemos afirmar que tudo não passa de observações infundadas de quem não conhece cães. Qualquer animal pode ser extremamente dócil ou terrivelmente ameaçador dependendo, em grande parte, da maneira com que é tratado e adestrado.

O Doberman é um cão muito ativo, enérgico, determinado, e isto requer de seu dono uma preocupação em possibilitar ao cão exercícios e atividades físicas constantes. Caso contrário ele poderá transformar esta hiperatividade em pesadas travessuras.

Cães semelhantes ao Doberman:

Bernese Mountain Dog
Boxer
Bullmastiff
Mastiff
Terra-nova
Rottweiler
São Bernardo

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Author: Cachorros de Raça

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.