Cuidados com o Chow Chow, assim como o Shar Pei, também é uma raça que atrai pela beleza e fofura, principalmente quando filhote. Porém também é uma raça que demanda certa experiência do dono, devido ao seu temperamento.
TEMPERAMENTO : Temperamental é um adjetivo que se costuma atrelar aos Chow Chows. É característico de raças orientais. Por conta disso, podem se tornar agressivos, apenas se não forem bem orientados e tratados com respeito e carinho. Se tiverem donos firmes, serão amáveis, dóceis e fiéis! Desde que não haja nenhum problema comportamental, o cão se dará muito bem até com crianças.
EDUCAÇÃO: Não espere uma obediência servil, mas saiba que ele pode ser ensinado. Por isso, é necessário que desde filhotes sejam adestrados. Eles não costumam ter muita paciência para longos treinos, mas são capazes de aprender os comandos de autocontrole. O importante é que os mascotes saibam seus limites.
CUIDADOS: A tosa é super bem-vinda, principalmente no calorão. Contudo, não e bom que se tire totalmente o pelo do animal para evitar problemas de pele. Banhos mensais e sua pelagem deve ser seca com bastante cuidado. Escovação tem que ser feita semanalmente, como forma de soltar os nós e também um modo de interagir com o Chow Chow.
Raça Chow Chow
SAÚDE: Como é um animal de porte médio, pode vir a apresentar problemas de articulação, como displasia e discopatias de coluna. Doenças oculares como entrópio, glaucoma e catarata também são bastante comuns. Para prevenção e cuidado do seu amiguinho, mantenha as vacinas e vermifugações em dia, visite o veterinário sempre e faça a higiene adequada, principalmente dos olhos e focinho. Além disso, deixe sempre o pet em ambientes frescos e ventilados.
ALIMENTAÇÃO: Felizmente, os cães da raça não têm predisposição à obesidade, mas, como não são muito ativos, podem levar o dono a não incentivar exercícios, erro que tende a fazê-los engordar. Por isso, ofereça uma ração de qualidade ou alimentação natural indicada pelo veterinário, e não se esqueça dos passeios moderados!
EXERCÍCIOS: O Chow Chow não é um cão muito ativo. Podem viver tranquilamente em apartamentos, latem pouco, porém, mas como todo animal, precisam de passeio diário, pelo menos duas vezes as dia. O mais importante para a raça é que a caminhada seja feita em momentos frescos do dia, além de ter água à disposição. Eles adoram brincadeiras de perseguição e bolinhas.
FICHA TÉCNICA
TAMANHO: Machos medem de 48 a 56 cm, enquanto fêmeas alcançam entre 46 e 51 cm
PESO: De 21 a 30 kg
TEMPERAMENTO: São animais calmos, independentes, leais e quase sempre dóceis
PELAGEM: Os pelos podem ser ásperos e abundantes ou lisos e curtas
CORES: Preto, vermelho, azul, fulvo, creme ou branco
APARÊNCIA GERAL: São cães ativos, compactos