Como adotar um cachorro?
Se você nunca adotou um animal de estimação antes, você pode estar se perguntando, como funciona o processo? Quanto tempo leva? Quanto custa? Você tem ideia de quantos animaizinhos estão nas ruas? Ou então, quantos animais estão em abrigos? Pois é, são milhares. Todos esses animais querem ter direito a uma segunda chance, de recomeçar. Muitos tiveram uma família um dia e, repentinamente, foram rejeitados e excluídos, mas você pode fazer o final ser feliz.
ANTES DE ADOTAR, O QUE PRECISO SABER?
Pré Requisitos
- A família toda já concordou com a adoção? Converse e veja se realmente e uma boa adotar um cãozinho. Porque hoje, infelizmente o abandono e grande. Então, converse com sua família e pense muito bem antes.
- Você terá tempo para cuidar do seu cãozinho? É importante saber antes de adotar se você terá tempo de cuidar e brincar com seu animalzinho. Ao invés de adotar um cão para servir só para guarda ou simplesmente brincar com seu filho, adote um amigo um companheiro, adote um novo da membro da família.
- Já parou pra pensar nos gastos com seu animalzinho? Pense que todo mês será preciso uma quantia para uma alimentação de qualidade, visitas periódicas ao veterinário, vacinas.
- Esta preparado para os próximos 10 ou 15 anos? Este é provavelmente o tempo que seu amigo viverá. Por isso, você precisa pensar se terá condições de cuidar dele depois de muitos ano. Não pense somente no seu futuro, pense no futuro do companheiro.
- Mas não se esqueça que um cão é um ser vivo, requer uma atenção e é uma grande responsabilidade. Um cão precisa passear pelo menos três vezes por dia para fazer suas necessidades e correr.
Dicas de como escolher
- Escolha um cãozinho com a mesma energia ou menor que a sua. Muitos cãezinhos podes ser bastante levado do que outros, muito das vezes não gastam sua energia durante o dia todo, então o alvo pode ser seu chinelo, seu sapato preferido. Do mesmo jeito que as crianças gostam de brincar, os animais também gostam.
- Não ignore os cães velhinhos. Eles precisam de amor e já estão maduros e mais estáveis que os filhotes. Como eles já estão mais velhinhos você não terá muitas surpresas com sua personalidade, pois já esta formada. Se adotar um velhinho será uma excelente escolha e estará fazendo um bem danado. Infelizmente não são todas as pessoa que olham para estes coitadinhos, normalmente filhotes são mais escolhidos. Então, não seja como uma dessa pessoas, não é? Faça o bem, adote um velhinho.
- Não tome decisões baseado na sua emoção. Porque, provavelmente quando for em um abrigo ficará triste em ver olhares triste e muitas vezes pelo estados dos animaizinhos. Só adote se realmente você tiver certeza que ele e perfeito para seu lar e sua vida.
- Evite adotar filhotes com menos de 5 meses se você tiver criança com menos de 7 anos em casa. Pois os filhotinhos possuem dentinhos de leite extremamente afiado que poderá ocorre acidentes não intencionais. Outro motivo e que a criança poderá machucar o novo membro da família. Você sabia que filhotes possuem ossinhos extremamente sensíveis. Um boa opção e escolher um filhote já com mais de 5 meses de vida.
” Um lindo e fofo filhote pode se tornar em um cão muito difícil de se lidar se não for bem educado” |
Reflexões
- Quando você viajar com quem ele ira ficar? Vai deixa-lo em hotel para cachorros? Vai deixar com algum amigo ou parente? Antes de viajar ou de qualquer coisa pense que você tem responsabilidades. E muito comum abandono de animais, principalmente no verão. Isso e inaceitável, pois quando você adotou sabia de todas essas responsabilidades.
- Se for adotar um cãozinho somente por seu filho implorou. Por favor reflita, pois se trata de uma criança e elas sempre fazem qualquer coisa para ter o que querem. E no caso da criança enjoar de cuidar do bichinho, você ira cuidar, quem ira cuidar da comida e dar a devida atenção?
Como será o processo de adoção pela ONG?
- Na primeira vez ira passar por uma entrevista, para analisar se realmente você e seu lar estão prontos para um animalzinho. Isto e feito para não ter futuros abandonos. Casos comuns: animal muito agitado para pessoa idosas, cães muito levados para apartamento, e ate acidentes em apartamentos sem tela.
- Na grande maioria das vezes, você precisará apresentar alguns documentos. Os documentos mais comuns são comprovante de residência atualizado, cópia do RG e do CPF. Ser maior de 21 anos.
- Em alguns casos pode acontecer da ONG pedir um contribuição para cobrir gastos com outros animaizinhos. Custos com: vacinas, castrações, medicamentos e cirurgias (em casos graves).
DEPOIS DE ADOTAR, O QUE FAZER?
- Deixe sempre brinquedos para seu cãozinho brincar. Veja o perfil dele, se ele for muito ou pouco energético, o brinquedo pode variar.
- Cuidados básicos para todo cachorro e fazer exercícios físicos e cuidados veterinários. Precisam também de banhos, cortes de unha e tosas periódicas.
- Reflita sobre o que pode vir acontecer após a adoção. Geralmente muitos animais ficam inseguros quando ficam sozinhos. Logo, se você ver algo destruído, tente entender. Ajude-o a melhorar, evite um excessivo apego para que seu cãozinho não fique carente demais sozinho. Quando voltar para casa, após um longo período, evite fazer festa com seu cão. Se você fizer isto sempre que chegar, ele sempre ficará ansioso por sua volta, já que sempre é um momento de ansiedade. Assim que ele ficar calmo, presenteie com elogios e petiscos. Para amenizar um pouco a solidão, deixe brinquedinhos para ele, uma coisa boa que pode ajudar muito e deixa-lo em um espaço para ele ver o movimento da rua, pode ajudar ele a se distrair um pouco.
- Utilize uma ração de qualidade que forneça o nutriente do qual eles necessitam. Deixe sempre água fresca disponível. Não esqueça de trocar a água periodicamente e que esteja sempre limpa.
- Socialização do seu cãozinho depende de como ele vivia anteriormente, ele pode estranhar bastante a sua nova casa, por ser um ambiente novo. Tenha paciência e tente fazer de sua casa um lar adorável para ele. No inicio se separe ele de outros cães. Só ate ele se acostumar.
- De uma vida saudável e feliz para ele, lembre-se sempre que agora você e responsável por esta vida que acabou de adotar, isso inclui sua felicidade. Passei com seu cão, brinque com ele, ensine coisas para ele. Pois irão passar muitos anos juntos apreciando a companhia um do outro.