Raça Rottweiler

Tudo Sobre a Raça Rottweiler

A raça Rottweiler é uma das mais antigas raça de pastoreio. Com uma história possivelmente remonta ao Império Romano, o Rottweiler pode ser um descendente de antigos cães-caçadores romanos. Um cão do gênero Mastiff era um cão confiável, robusto com grande inteligência e instintos de guarda. Durante sua busca pela conquista da Europa, as legiões romanas viajaram em grande número pelo continente.

A inexistência de refrigeração significava que os soldados tinham que trazer rebanhos de gado para alimentação. Os cães foram utilizados para manter os rebanhos de gado juntos e para proteger os rebanhos durante a noite. Por volta de 74 DC, o exército romano atravessou os Alpes e entrou no que é agora o sul da Alemanha. Durante os dois séculos seguintes, os cães-caçadores romanos continuaram a ser usados para pastorear e conduzir o gado para o comércio, mesmo após os romanos serem expulsos da área pelos suábios.

 

História do Rottweiler

Finalmente, uma cidade nesta região recebeu o nome de Rottweil. Consequentemente, essa cidade se tornou um marco histórico importante, uma vez que sua associação com a raça Rottweiler perdura até hoje. Tornou-se um importante centro comercial e os descendentes dos cães de gado romanos dizem que os cães foram usados por açougueiros ambulantes em mercados durante a Idade Média para guardar as malas de dinheiro amarradas ao redor de seus pescoços.

Raça RottweilerOs cães acabaram por se chamar Rottweiler Metzgerhunds, ou seja cães de açougue. À medida que as ferrovias se tornaram o principal método para transportar mercadorias para o mercado, a demanda pela raça diminuiu. Consequentemente, o número de Rottweilers também caiu.

O número de Rottweilers diminuído tão severamente que até 1882 em uma exposição de cães em Heilbronn, houve apenas um representante muito pobre da raça. O acúmulo da I Guerra Mundial viu uma grande procura de cães da polícia, e isso levou a um renascimento do interesse no Rottweiler, e que levou a um renascimento pelo interesse na Rottweiler.

Rottweiler Características

Os criadores de Rottweiler apontam para um cão de força abundante, revestido de preto com marcações claramente marcadas, cuja aparência poderosa não carece de nobreza e que é excepcionalmente bem adequado para ser um cão de companhia, serviço e trabalho.

Esta raça é tudo uma questão de equilíbrio, resistência, da proporcionalidade, inteligência e força. As várias normas em vigor para a aparência física do Rottweiler especificam essas características.

CABEÇA

Raça RottweilerO crânio é de comprimento médio, e deve ser largo, especialmente entre as orelhas. A linha da testa do Rottweiler possui uma curvatura moderada, e o osso occipital se desenvolve bem, mas não aparece de forma visível.

O batente está bem definido. O nariz do Rottweiler se destaca por ser bem desenvolvido, mais largo do que redondo, com narinas relativamente grandes e sempre pretas.

O focinho não deve aparecer nem alongado nem encurtado em relação à região craniana. As gengivas devem ser pretas, ou o mais escuro possível. Ambas as mandíbulas superior e inferior são fortes e largas. De acordo com a norma FCI, os Rottweilers devem ter uma dentição forte e completa, com 42 dentes. Além disso, a mordida deve ser do tipo tesoura, ou seja, os incisivos superiores se sobrepõem aos incisivos inferiores. Dessa forma, essa característica é fundamental para a conformação ideal da raça.

CORPO

O pescoço é forte, de comprimento largo bem musculoso, ligeiramente arqueado, limpo. A parte de trás é reta, forte e firme. Os lombos são curtos, fortes e profundos. A anca é larga, de comprimento médio, e ligeiramente arredondada, nem plana nem caindo.

O peito do Rottweiler é espaçoso, bem desenvolvido, amplo e profundo, correspondendo a aproximadamente 50% da altura do ombro. Além disso, as costelas são arqueadas, e os flancos não apresentam dobras.

Raça Rottweiler

PELAGEM

A pele consiste em um revestimento exterior e um sub-pelo. O revestimento exterior é de comprimento médio, grosso, denso e plano. O sub-pelo deve esta no pescoço e nas coxas. Rottweilers que vivem em climas quentes podem ter aclimatado e pode esta faltando o sub-pelo. O pelo do Rottweiler tende a ser de baixa manutenção, eles têm quedas antes das estações em fêmeas, pouca vezes em macho.

Um Rottweiler apresenta sempre uma pelagem preta, com marcas bem definidas em marrom. Entretanto, essas marcas não ocupam mais de dez por cento do corpo do cão. Todos os Rottweilers tem um ponto marrom acima de cada olho no cume da testa interna, nas bochechas.

As marcas de bochecha não atravessam a ponte do nariz; portanto, o topo do nariz deve permanecer preto. Além disso, as marcas na face devem descer em direção à garganta do cão. No tórax de um Rottweiler, por sua vez, haverá duas marcas triangulares voltadas para baixo.

Tecnicamente, essa é uma raça de porte médio a grande, com altura variando de 61 a 69 cm na cernelha para os machos e de 56 a 63 cm para as fêmeas. Ademais, o peso deve estar entre 50 e 60 kg para os machos e 35 e 48 kg para as fêmeas. Por fim, o peso deve ser relativo à altura.

Raça Rottweiler Temperamento

Raça Rottweiler

A raça Rottweiler é bondosa, muito dedicada, obediente, dócil e ansiosa. Além disso, esse cão se destaca por ser calmo, confiante e corajoso, embora tenha um distanciamento que não favorece amizades imediatas.

Por outro lado, ele possui um desejo inerente de proteger a casa e a família. Ademais, é um cão inteligente, de extrema resistência e adaptabilidade, com uma forte vontade de trabalhar.”

Os Rottweilers são uma raça poderosa bem desenvolvida geneticamente pastoreia e com instintos de guarda. No entanto, a força excepcional do Rottweiler representa um fator de risco adicional que não devemos ignorar. Além disso, segundo o AKC, os Rottweilers amam seus donos e costumam se comportar de maneira divertida com a família e os amigos. Por outro lado, eles também são protetores do seu território e, consequentemente, não recebem bem estranhos. Portanto, é importante ter cuidado ao apresentar um Rottweiler a novas pessoas.

Rottweiler Cuidados 

A raça Rottweiler é uma raça relativamente saudável, livre de doença. Tal como acontece com a maioria das raças grandes, a displasia do quadril pode ser um problema. Por esta razão vários clubes da raça Rottweiler tiveram regimes de teste de raio x por muitos anos. Osteocondrite dissecante, uma condição que afeta as articulações do ombro, também pode ser um problema devido à taxa de crescimento rápido da raça.

Tal como acontece com qualquer raça, as condições hereditárias ocorrem em algumas linhas. O Rottweiler é muito propenso ao osteossarcoma, que é uma das causas mais comuns de morte precoce em Rottweilers. Por razões desconhecidas, Rottweilers são mais suscetíveis do que outras raças para se infectar com parvovírus, uma doença altamente contagiosa e mortal para filhotes e cães jovens.

Rottweilers são propensos a obesidade. Algumas consequências da obesidade podem ser muito graves, como artrite, dificuldades respiratórias, diabetes, insuficiência cardíaca, problemas reprodutivos, doenças de pele, redução da resistência a doenças e sobreaquecimento devido ao revestimento espesso de gordura sob a pele. Tal como acontece com a grande maioria dos cães de grande porte, os Rottweilers também estão predispostos à cardiomiopatia hipertrófica .

Confira as raças mais caras aqui:

Gostou deste artigo? Compartilhe!

Author: Cachorros de Raça

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.