Tudo Sobre Pastor de Shetland
A raça Pastor de Shetland (Sheltie) nasceu nas duras Ilhas Shetland, que ficam entre a Escócia e a Noruega, a cerca de 80 km ao norte da Escócia e um pouco ao sul do Círculo Ártico. Estas ilhas são também o lar de outras pequenas raças de animais, como os pôneis Shetland e as ovelhas de Shetland. Por muitos anos o cão Pastor de shetland foi chamado o Toonie, tomado da palavra norueguesa para a exploração agrícola.
Os agricultores cruzaram o Border Collie com cães menores, para cuidar e proteger seus rebanhos de ovelhas de Shetland. Alguns especulam que uma das tarefas dos Pastor de shetland era proteger as ovelhas pequenas dos pássaros. De fato, muitos Shelties de hoje parecem ter uma paixão por caçar pássaros, e alguns até tentam perseguir aviões e helicópteros. No início de 1800, o Sheltie foi trazido para a Inglaterra e Escócia, onde ele foi descrito como um Collie em miniatura.
Nas Ilhas Shetland, os fazendeiros começaram a criar seus pequenos Shelties para serem ainda menores e mais fofos, para que pudessem vendê-los aos visitantes das ilhas. Há rumores de que uns Charles Spaniel (uma variedade inglês de Spaniel Toy) e alguns cães da Pomerânia, deixados na ilha por turistas, foram cruzados com os cães os Shelties nativos. Havia tanto cruzamento que, no final do século XIX, os ilhéus perceberam que o tipo original de cão estava desaparecendo.
Havia muita dissensão sobre o que o cão original era, no entanto, como voltar para ele. Alguns criadores acreditavam que precisavam cruzar com os Collies para recuperar o tipo original, alguns achavam que deveriam criar apenas os Shelties existentes que estavam mais próximos do tipo original, e outros continuaram a cruzar indiscriminadamente com outras raças para desenvolver animais de estimação pequenos e bonitos.
Pastor de shetland Temperamento
A raça Pastor de shetland é leal, disposto e ansioso para agradar, sendo um cão de companhia maravilhoso. Dócil e alerta com um temperamento agradável. Amoroso, leal e afetuoso com a sua família, esta raça precisa estar pessoas. Socializar bem começando ainda filhote. É um excelente cão de guarda. Sensíveis ao tom da sua voz, estes cães não vão ouvir se você for muito dura.
Eles precisam que seus donos sejem calmos, mas firme. Muito inteligente, alegre e treinável, a cão de pastor de Shetland é uma das raças mais inteligentes. Com a inteligência vem a necessidade de ocupar suas mentes. Eles gostam de ser mantido ocupado. A raça Pastor de shetland é acima de tudo um pastor inteligente capaz de comandar o gado grande, e controlar as ovelhas pequenas. O instinto de pastoreio ainda é muito forte em muitos deles.
Eles adoram perseguir as coisas. Por causa de sua beleza e bondade, o Sheltie tornou-se um cão companheiro popular. Eles podem se tornar desconfiados com estranhos, especialmente com crianças. Eles não gostam de ser tocado por estranhos e irão exibir um rosando persistente barulhento, como dizem os humanos para deixá-los sozinhos. Eles podem se esconder atrás de alguma coisa, latidos.
Saúde
Como o Collie, há uma tendência para malformação hereditária e doença dos olhos. Algumas linhas podem estar propensas à hipotireoidismo e deslocamento da rótula (rótula), que é pensado para ser herdado. Não superalimentar; eles ganham peso facilmente. Alguns cães de pastoreio possuem um gene MDR1 que os torna sensíveis a certos medicamentos que são de outra forma aceitáveis para dar outro cão, mas se testado positivo para este gene pode matá-los.
Este cão gracioso, ativo precisa de exercício, que inclui uma caminhada diária. Eles também vão gostar de correr livre, mas certifique-se o cão está em uma área segura. A pelagem é mais fácil para cuidar do que você poderia esperar, mas a escovação regular é importante. Altura e entre 33 a 40 cm, e pesam entre 6 a 12 kg.
Cães semelhantes ao Pastor de Shetland:
Pastor Australiano
Bearded Collie
Pastor Belga
Border Collie
Collie