cachorrosderaca

Raça São Bernardo

Tudo Sobre a Raça São Bernardo

A raça São Bernardo são consideradas descendentes de molosser, cães trazidos para os Alpes pelos antigos romanos, e o St. Bernard é reconhecido internacionalmente hoje como um dos Molossóides. Os primeiros registros escritos da raça St. Bernard são de monges no mosteiro Passo de São Bernardo em 1707, com pinturas e desenhos do cão que datam em documentos oficiais.

 

O mais famoso St. Bernard que salvou pessoas, como Barry (ou Berry), que supostamente teria salvado em algum lugar entre 40 e 100 vidas. Há um monumento a Barry no Cimetière des Chiens , e seu corpo foi preservado no Museu de História Natural de Berna.

 

Em uma tentativa de preservar a raça, os restantes St. Bernards foram cruzados com Newfoundlands trazidos da Colônia de Terra Nova na década de 1850, e assim perderam muito de seu uso como cães de resgate, no clima de neve dos Alpes porque o pelo longo que herdavam congelava e pesava.

 

Os cães nunca receberam nenhum treinamento especial dos monges. Em vez disso, os cães mais jovens iria aprender a executar operações de busca e resgate de cães mais velhos. O suíço St. Bernard Club foi fundado em Basileia em 15 de Março de 1884.

 

O St. Bernard foi a primeira raça que entrou no Livro de Origem Suíço em 1884, e o padrão da raça foi finalmente aprovado em 1888. Desde então, a raça tem sido conhecida como um cão suíço nacional. Os cães do mosteiro de São Bernardo eram cães de trabalho que eram menores do que os cães de St Bernard de hoje.

 

O nome “St. Bernard” origina-se “St. Bernard Hospice” onde é um monastério ou albergue para os viajantes na Suíça, na altitude 2.469 m na Bernardo Grande São nos Alpes Pennine . A fronteira com a Itália é apenas algumas centenas de metros para o sul .

 

Entre Suíça e Itália ( Alpes Peninos ) e entre França e Itália no Graian Alpes, ao sul da anterior, e poucas milhas de distância do Mont-Blanc. As passagens, e os cães são nomeados para Bernard de Menthon, monge do século XI que estabeleceu as estações.

 

 

Raça São Bernardo Características

A raça São Bernardo não estava em uso generalizado até meados do século XIX. Os cães eram chamados de “Saint Dogs“, “Nobles Steeds“, “Alpenmastiff”, ou “Barry Dogs” antes desse tempo. A raça é muito semelhante ao Mastiff Inglês , com o qual compartilha um ancestral comum conhecido como o Alpine Mastiff.

 

A raça São bernardo moderna é radical diferente do que os cães originais mantidos no monastério do St. Bernard, o mais notável sendo e que são muito mais grande no tamanho e na composição. Desde o final de 1800, a raça St. Bernard já foi aperfeiçoada e melhorada usando diversas grandes raças Molosser, incluindo a Terra Nova, Grande Pirineus, Greater Swiss Mountain Dog, Bernese Mountain Dog, Great Dane, Mastiff Inglês, e possivelmente o Mastiff tibetano e Ovcharka caucasiano.

 

Outras raças como o Rottweiler , Boxer , e Bulldog Inglês pode ter contribuído para a linhagem do St. Bernard também. Suspeita-se que muitas dessas raças grandes foram usadas para se desenvolverem mutuamente para combater a ameaça de extinção após a Segunda Guerra Mundial, o que pode explicar por que todos eles participaram da criação do St. Bernard como se vê hoje.

 

As quatro raças Sennenhund, o Grosser Schweizer Sennenhund ( Greater Swiss Mountain Dog ), o Berner Sennenhund, ( Bernese Mountain Dog ), o Appenzeller Sennenhund , (Appenzeller), e o Entlebucher Sennenhund ( Entlebucher Mountain Dog ) são similares na aparência e compartilham o mesmo local e história, mas são tricolor ao invés de vermelho e branco.

 

Os canis do exército russo cruzaram o St Bernards com Ovcharka caucasiano para produzir o Watchdogs Moscou que ainda são usados como cães de serviço militar na Rússia de hoje. São Bernardo, tem muitas características comuns de outros cães da Montanha.

 

Saúde

A taxa de crescimento é muito rápido e o peso de um St. Bernard pode levar a deterioração muito grave dos ossos se o cão não obter comida adequada e exercício físico. Muitos cães são geneticamente afetados por displasia do quadril ou displasia do cotovelo .

 

Osteossarcoma (câncer ósseo) tem sido demonstrado ser hereditária na raça. Eles são suscetíveis a distúrbios oculares chamado Entrópio e Ectrópio, em que a pálpebra vira para dentro ou para fora. O padrão da raça indica que esta é uma falha principal.

 

A raça também é suscetível a epilepsia e convulsões, uma doença cardíaca chamada cardiomiopatia dilatada , e eczema . Os clubes da raça dos EUA e do Reino Unido estipulam que um St. Bernard vive em media de 8-10 anos.

Uma pesquisa da raça dinamarquês de 2003 (35 cães) coloca o tempo de vida médio em 9,5 anos, enquanto uma pesquisa da raça no Reino Unido em 2004 (53 cães) coloca o tempo de vida médio de 7 anos. Na pesquisa do Reino Unido cerca de um em cada cinco viveu a 10 anos com o cão mais longo vivido em 12 anos e 9 meses.

 

Temperamento São Bernardo

Conhecido como um exemplo clássico de um “Gentle Giant” (Gigante Gentil), o Saint Bernard é calmo, paciente e doce com adultos, e especialmente as crianças. No entanto St. Bernards, como todos os cães muito grandes, são bem socializados com as pessoas e outros cães.

A maior ameaça para as crianças pequenas é ser derrubados pelo seu tamanho. Em geral eles são uma raça doce, gentil, calma, leal e afetuoso, é são muito amigáveis. Devido ao seu grande tamanho quando adulto, é essencial que o treinamento adequado e socialização comece enquanto o St. Bernard ainda é um filhote, de modo a evitar as dificuldades que normalmente acompanham o treinamento de cães grandes.

 

Um St. Bernard indisciplinado pode apresentar problemas depois de  adulto, por isso o controle precisa ser afirmado desde o início do treinamento do cão. Embora geralmente não instintivamente protetor, um St. Bernard pode latir para estranhos, e seu tamanho convence possíveis intrusos.

O São Bernardo é uma raça para ser um companheiro de trabalho e até hoje o St.Bernard vive para agradar seu mestre e é um trabalhador amável, mas duro. St. Bernardes mantiveram sua habilidade natural para o trabalho de rastro e dependendo da habilidade do instrutor e dos talentos do cão, St. Bernards pode participar em eventos de rastreamento ou mesmo se envolver em trabalho de busca e salvamento.

 

 

Cães semelhantes ao São Bernardo:

Boxer
Bullmastiff
Dobermann
Dogue Alemão
Bernese Mountain Dog
Komondor
Kuvasz
Mastiff

Gostou deste artigo? Compartilhe!
Sair da versão mobile