cachorrosderaca

Raça Doberman

Criação

Raça Doberman são ótimos cães para serem criados em casa, no convívio familiar e, apesar do fato de que deva dormir em locais abrigados, ele será beneficiado se passar grande parte de seu tempo em liberdade, usando a exposição ao sol de acordo com a sua vontade e necessidade.O sono é muito importante para os filhotes de Doberman, por isso um lugar calmo e protegido deve ser providenciado para eles. Não deixe que os filhotes pulem de locais muito altos porque eles podem machucar suas articulações.

Sair para pequenas caminhadas e exercícios a partir dos 4 meses, mas  para os mais concentrados esperar os doze meses. A natação é uma excelente atividade em qualquer  idade, trabalha igualmente a musculatura, mas sobrecarregar os ossos. A raça Doberman podem conviver pacificamente em grupo, mas é preciso tomar cuidado, se dois adultos brigam, fica difícil reconciliá-los.

A separação é inevitável. jamais dois machos devem conviver juntos, isto só é possível se ambos ou um deles estiver com até 5 (cinco) meses de idade. Quanto a alimentação, o Doberman requer cuidados como qualquer outra raça em que haja zelo na criação. Cuidados médicos também são necessários. Sempre ficar de olho nos dentes do cão, é um dos fatores mais importantes no padrão da raça. Algumas doenças sanguíneas, dermatológicas, além de cardiomiopatia, displasia e hipotiroidismo são susceptíveis, mas um bom acompanhamento veterinário pode prevenir a  maioria.

O Doberman tem uma estimativa de vida em  torno de dez a doze anos.

CARACTERÍSTICAS DO DOBERMAN

Atualmente são aceitos dois tipos de pelagem para a raça Doberman: O preto com marcas em tonalidade ferrugem (denomidada “tan”) e o marron também com detalhes em “tan”. Estas marcas aparecem normalmente acima de cada olho, no focinho, pescoço, tórax, em todas as pernas, nos pés e abaixo da cauda.

Existe também variações genéticas da pelagem que são o de cor “isabella” (um castanho claro semelhante a alguns cavalos) e também o “azul e tan” que não são permitidas no padrão da FCI (Federation Cynologique Internationale) , embora sejam aceitas no padrão do AKC (American Kennel Club). Manchas brancas são indesejáveis.

Optar entre o preto e o marrom é uma questão de puro e gosto pessoal. A pelagem preta é a mais conhecida, mas a marrom que dá ao Doberman uma aparência mais serena. O importante é encontrar um marrom de boa pelagem, de cor profunda . A cor marrom é susceptível a uma leve descoloração caso o animal permaneça longo tempo exposto ao sol.

Cuidados com a Raça Doberman

A raça Doberman completa sua fase de crescimento em torno de um ano. Isso vai depender é claro de um bom programa de alimentação e de exercícios físicos regulares. A dentição é um fator muito importante no padrão da raça.

A mordedura deve ser do tipo tesoura (a arcada superior e inferior se encaixam). A maioria dos padrões pelo mundo afora exige uma dentição completa com 42 dentes.

A falta de dentes é desqualificante. O nariz deve ser preto ou marrom de acordo com a pelagem dominante. As orelhas devem ser cortadas, o que faz com que fiquem eretas dando ao cão a aparência de alerta. Os olhos devem ser amendoados e escuros e não podem apresentar coloração amarela clara, o que também desqualifica o cão.

A altura média é de 69 cm para machos e 65 cm para fêmeas e peso varia entre 30 e 40 kg. Nos machos e importante observar a presença de ambos os testículos que devem estar aparente entre 15 dias e até no máximo 15 semanas. O monorquidismo (um só testículo aparente) e o criptorquidismo são considerados falhas desqualificantes.

Fêmeas que constantemente geram filhotes monórquidos ou criptórquidos também devem ser evitadas.  Assim como a orelha, a cauda do Doberman deve ser cortada, já que é muito longa e pesada. Se não cortar pode ter surpresas desagradáveis num momento de euforia: a cauda vira uma arma destruidora, varrendo tudo o que encontrar.

Gostou deste artigo? Compartilhe!
Sair da versão mobile