A criação do Pit Bull no aspecto da guarda as opiniões se dividem, com relação a saúde do American Pit Bull Terrier, não há qualquer discordância. Eles são extremamente saudáveis, donos de uma resistência impecável. Apresentam boa capacidade de cicatrização e recuperação rápida, herança do aprimoramento da raça para brigas. Alguns red noses e brancos, são mais sensíveis a problemas de pele, nada grave se cuidados.
Muito adaptáveis, rústicos e pouco exigentes; gostam de espaço, mas podem viver com tranquilidade em apartamentos. Basta levá-los para passear duas vezes por dia. Possuem boas características não latem, comem somente cerca de 400 g por dia, possuem pelo curto que não dá trabalho.
Como estão sempre a procura de uma atividade ou distração, manter brinquedos sempre à disposição é uma necessidade. Os filhotes, como em qualquer raça, devem ser educados, principalmente no primeiro ano de vida. Precisa estar atento e disposto a perder algum tempo com esses aspectos.
É preciso atenção também, na hora de comprar um filhote. Como a raça está em expansão, podem ocorrer muitas cruzas indiscriminadas por parte de criadores interessados somente em obter lucro rápido e fácil.
Por isso, conhecer os pais e comprar crias de animais cadastrados em clubes é bem mais seguro. Esse procedimento pode evitar a aquisição de animais como problemas como a displasia, uma insuficiência no coxo femural do cão, ou o prognatismo, uma deficiência na dentição que prejudica a mordedura.
É fundamental procurar criadores honestos. E principalmente, evitar as pessoas sem ética, que fabricam animais neuróticos.
CARACTERÍSTICAS DO PIT BULL
PADRÃO
UKC 1978
País de Origem: Estados Unidos da América
Nome no país de origem: American Pit Bull Terrier
CABEÇA: de tamanho médio, com formato retangular.
CRÂNIO POR EXEMPLO: achatado e mais largo na altura das orelhas, com bochechas proeminentes e livres de barbelas.
FOCINHO: quadrado, largo e profundo
MANDÍBULAS: bem pronunciadas demonstrando força. Os dentes superiores devem encaixar-se exatamente sobre os dentes inferiores, com os dentes frontais superiores encaixados à frente dos dentes frontais inferiores.
ORELHAS POR EXEMPLO: cortadas ou não cortadas (característica pouco importante). Devem ser inseridas altas e livres de barbelas.
OLHOS: redondos. Distantes entre si, de inserção baixa no crânio. Todas as cores aceitas.
NARIZ ( TRUFA): cavidades nasais bem abertas. Todas as cores para a trufa são aceitas.
PESCOÇO: musculoso, leve-mente arqueado, afilando do ombro até a cabeça. De pele solta.
TRONCO: ombros fortes e musculosos; largos e oblíquos.
PEITO: profundo, mas não muito largo, com costelas bem abertas e arqueadas.
COSTELAS: próximas. Bem arqueadas com profundas costelas superiores.
COXA: comprida com musculatura desenvolvida.
CAUDA POR EXEMPLO: curta em comparação com o corpo. Portada baixa, afilando da base à extremidade, com a ponta refinada. Não deve ser mantida sobre o dorso. Cauda curvada não é permitida.
MEMBROS POR EXEMPLO: grandes, de ossatura arredonda, com quartelas retas e aprumadas, razoavelmente fortes. Patas de tamanho médio. jarretes retos e baixos.
MOVIMENTAÇÃO POR EXEMPLO: deve ser leve e elástica (com molejo). Movimentos regulados (difíceis) e irregulares não são aceitos.
PELAGEM POR EXEMPLO: lustrosa. Curta e dura ao toque. Cor: todas as cores e marcações são aceitas.
PESO POR EXEMPLO: pouco importante. Fêmeas preferivelmente entre 16 e 30 quilos. Machos entre 20 e 35 quilos.