cachorrosderaca

Vacinação de Cães

Vacinação de cães. Nossos animais de estimação nos oferecem amor, carinho e amizade incondicionalmente; eles são uma parte importante de nossas vidas e de nossas famílias. Assim como qualquer outro membro da família, sua saúde e bem-estar não é fundamental para você.

Para proteger o seu animal de estimação de doenças potencialmente graves e às vezes fatais, os veterinários recomendam um programa de cuidados de saúde preventivo personalizado para cada animal de estimação. O programa personalizado para o seu animal de estimação inclui vacinas.

Independente das vacinas que o veterinário irá aplicar, as vacinas múltiplas (V8 ou V10) e antirrábica são obrigatórias em qualquer esquema de vacinação.

A v8 por exemplo protege contra as seguintes doenças:

– Cinomose

– Hepatite Infecciosa Canina

– Adenovirose

– Coronavirose

– Parainfluenza Canina

– Parvovirose

– Leptospirose canina

A diferença é que a v10, v11, v12 incluem outros sorovares da bactéria leptospirose. Isto porque cada região tem mais probabilidade para um ou outro tipo. E, embora isso pareça bom, na verdade pode ser em vão.

PORQUE VACINAR O SEU PET?

Como eles dizem, “a prevenção é melhor do que uma cura”, e não é diferente das doenças que podem afetar nossos cães e gatos. A maioria dessas doenças é viral e não responde bem à medicação. Onde os tratamentos estão disponíveis, eles podem ser caros e, em algumas circunstâncias provar não ter sucesso. Por este e outros motivos, recomendamos a vacinação.

Doenças que a vacina protege o seu cão

Parvovírus – é uma gastroenterite viral altamente contagiosa que pode sobreviver por longos períodos no ambiente após ser eliminada nas fezes de cães infectados. Além disso, ele pode se encontrar nos pelos e nas patas dos cães, nas casinhas, nos sapatos e até mesmo no seu próprio quintal. Enfraquecimento, perda de apetite, vômitos graves e diarreia contendo sangue, são alguns dos sintomas que irá vivenciar. A morte pode ocorrer muito rapidamente e, em alguns casos, dentro de 24 horas após o início dos sintomas, com o tratamento não sendo eficaz. Cachorros muito jovens podem passar sem mostrar nenhum sintoma.

Distemper – é uma doença altamente contagiosa que pode afetar cães de todas as idades. Distemper produz sintomas como conjuntivite, secreção nasal, convulsão convulsiva e dano da medula espinhal. Muitos cães morrem durante os estágios agudos da infecção, os poucos que se recuperam ficaram com dano cerebral permanente do lado esquerdo. O tratamento não é ineficaz.

Tosse dos canis – uma doença complexa causada por bactérias e é altamente contagiosa através do contato casual com outros cães. Os cães afetados terão uma tosse persistindo por semanas. Nos filhotes e cachorros sênior a doença pode ser muito devastadora.

Hepatite – Quase todos os cães estão expostos a este vírus em algum estágio de suas vidas, mas felizmente apenas alguns ficam doentes. Os cães recuperados tornam-se transportadores, eliminando o vírus na urina e outras secreções.

Nos filhotes a hepatite pode causar morte súbita, enquanto cães adultos podem  sofrer fraqueza, febre, diarreia, perda de apetite e sangramento.

Raiva – é um vírus fatal transmitido nos fluidos corporais de alguns mamíferos que afetam o sistema nervoso central. Essa doença é chamada de zoonótica porque consegue atravessar espécies e infectar um hospedeiro. Além disso, é considerada a doença mais mortal da Terra, com uma taxa de mortalidade de 99,9%.

Tabela de vacinação para Cães
Idade Vacina O que previne?
6 a 8 semanas V8 ou V10 Cinomose, Hepatite Infecciosa Canina, Adenovírus, Canino Tipo 2, coronavírus Canino, Parainfluenza, Canina, Parvovírus Canino e Leptospirose
12 semanas V8 ou V10 Dose de reforço
Gripe Canina Adenovírus Canino Tipo 2, Parainfluenza Canina e Bordetella bronchiseptica
Giardíase Indicada para animais que vivem em grupos como canis, criadores ou locais como muitos cães que vivem em ambientes mais úmido.
16 semanas V8 ou V10 Última dose de reforço
Gripe Canina Dose de reforço da vacina injetável, a intranasal é aplicada em dose única
Giardíase  Dose de reforço
Anti-rábica Raiva
 Depois do primeiro ano, o animal é vacinado anualmente com uma dose de cada vacina – V8 ou V10, Gripe Canina, Giárdia e Anti-rábica. A melhor maneira de organizar o calendário de imunização é aplicar todas as vacinas na mesma data, repetindo esse procedimento anualmente.

Confira também outros cuidados com cães aqui…

Gostou deste artigo? Compartilhe!
Sair da versão mobile