cachorrosderaca

Raça Lhasa Apso

Tudo Sobre a Raça Lhasa Apso

A raça Lhasa Apso se originou na área do Tibete, há mais de 4.000 anos atrás, como uma pequena raça de lobo da montanha. Eles foram domesticados e ativamente criados talvez como há muito tempo há 800 a.C., que torna o Lhasa Apso, uma das mais antigas raças reconhecidas no mundo.

 

Pesquisas recentes mostram que o Lhasa como uma das raças mais estreitamente relacionadas com o lobo ancestral. (Outros são Akita, Shiba Inu, Shar-Pei, Chow Chow, Basenji, Alaskan Malamute, Husky Siberiano, Saluki, afegão, pequinês, Shih Tzu e Samoyed).

 

Referido no Tibete como Apso Seng Kyi, que pode ser traduzido como ” Barbudo ou cão leão”, a função primária do Lhasa era a de uma sentinela doméstica, guardando as casas da nobreza tibetana e mosteiros budistas, particularmente na cidade sagrada do Lhasa.

 

Os grandes mastins tibetanos vigiavam as entradas dos mosteiros, mas a audição aguçada e afiado latido do Lhasa Apso serviu para alertar os moradores, agindo como um alarme se um intruso passasse pelos guarda. Acreditava-se que os corpos do Lhasa Apsos pudessem ser incorporados por almas de lamas falecidos enquanto aguardavam o renascimento em um novo corpo.

 

A raça Lhasa Apso no Tibete nunca foram vendidos. A única maneira que uma pessoa poderia obter um era como um presente. Certas características que fazem parte do tipo de raça, evoluíram como resultado do ambiente geográfico e climático – as altas altitudes, o clima seco e ventoso, o terreno empoeirado, o curto verão quente e o longo inverno amargamente frio da região do Himalaia.

 

Sobre a Raça Lhasa Apso

Entre estes estão as características da cabeça, o revestimento, olhar baixo, a musculação e a estrutura do corpo, a resistência geral e a longevidade da raça. Muita gente compra um filhote de Lhasa Apso com base no seu comportamento ousado e engraçado, prevendo um cachorrinho fofinho. Na verdade, o Lhasa Apso adulto é um dos mais resistentes, mais difíceis e mais forte e vigoroso de todas as raças pequenas.

 

Diz-se que quando um “Lhasa Apso olha no espelho, ele vê um leão.” Embora possa certamente ser brincalhão, o Lhasa adulto porta-se com uma dignidade soberana. Bastante calmo e deliberado por natureza, ele é um cão educado e você pode estabelecer uma relação de respeito mútuo ou seja, admirando seu caráter e ensinando consistentemente suas regras, para que ele te respeita também.

O padrão de AKC mostra grande moderação em chamar o Lhasa Apso de cauteloso com estranhos. Na verdade ele é. Com seus sentidos agudos, habilidades de observação afiada, e desconfiança de qualquer coisa nova ou diferente, a raça Lhasa Apso levam suas responsabilidades de cão de guarda a sério, para eles latem muito e pode ser disposto a morder se instigados.

 

Lhasa Apsos necessidade socialização precoce com as pessoas para garantir que eles não se tornam muito mordaz. Com outros animais, o Lhasa pode ser mandão e ciumento. Muito esperto, mas também dominante e manipulador, o Lhasa Apso é um desafio para treinar. Eles não podem ser forçados a fazer nada, nem aceitarão docilmente a dureza ou a provocação. Métodos de treinamento que enfatizam alimentos e elogios serão atendidos com muito mais cooperação. Treinamento de disciplina básico pode levar algum pouco.

 

Lhasa Apso Temperamento

A raça Lhasa Apsos tem um temperamento forte e têm uma mente independente, e certamente não são fáceis para educar e treinar. Eles podem ser manipuladoras, e muitos são intencionais, obstinado e dominante. Você deve mostrar a eles, através da coerência absoluta, que você quer dizer. Para ensinar o seu Lhasa Apso para ouvi-lo, “Respeito e educação” é obrigatório.

 

Lhasa Apso Cuidados

O Lhasa Apso é conhecido por sofrer de alguns problemas de saúde. Pode sofrer de adenite sebácea, uma doença de pele hereditária que ocorre no convencional em Poodles, mas também tem sido relatada em outras raças, incluindo o Lhasa Apso. Eles também são conhecidos por sofrer da doença genética atrofia progressiva da retina (PRA), que pode torná-los cegos.

 

Levar seus cães anualmente no oftalmologista canino para verificar se eles não estão desenvolvendo a doença hereditária nos filhotes. Lhasa Apsos também são propensas a doenças oculares, como olho de cereja e ceratoconjuntivite sicca (síndrome do olho seco). Uma pesquisa de 2004 Kennel Club coloca a vida útil mediana da raça em 14 anos 4 meses.

 

UK clínica veterinária dados coloca a mediana em 13,0 anos. Embora considerado por muitos como um “cão de colo”, Lhasa Apsos exigem exercício diário, caminhadas para manter a saúde física e bem-estar mental. Nos macho de Lhasa Apsos ideal deve ser 27 cm na cernelha e pesam cerca de 6,4 a 8,2 kg. As fêmeas são ligeiramente menores, e pesam entre 5,4 a 6,4 kg.

O padrão da raça requer olhos castanhos escuros e um nariz preto, embora lhasas escuros tenham um nariz marrom. A textura da pelagem é pesada, reta, duro, nem lanoso nem sedoso e muito densa. Eles vêm em uma ampla variedade de cores, incluindo preto, branco, vermelho e ouro com vários sombreados.

 

Lhasas pode ser com ou sem pontas escuras nas extremidades das orelhas e barba. A cauda deve ser levada bem sobre as costas do cão. O padrão da raça atualmente usado pelo American Kennel Club foi aprovado em 11 de julho de 1978.

 

 

Cães semelhantes ao Lhasa Apso:

Bichon Frisé
Buldogue Francês

Gostou deste artigo? Compartilhe!
Sair da versão mobile