cachorrosderaca

Raça Fila Brasileiro

Tudo Sobre a Raça Fila Brasileiro

Acredita-se que a raça Fila Brasileiro seja descendente do Mastiff Inglês do século 15, bulldog e Rafeiro do Alentejo. Do Bloodhound, ele herdou pele solta as orelhas baixas e o latido e seu senso de cheiro. O Mastim contribuiu com seu corpo compacto, coragem e uma disposição sempre alerta. Já do Buldogue Inglês, o Fila herdou a resistência à dor.

 

A raça Fila Brasileiro foi criada e gerada principalmente em grandes plantações e fazendas de gado, onde eles se originaram. Eles foram ensinados a perseguir jaguares, gado e outros animais, bem como escravos fugitivos. Os cães agarravam os escravo ou os animais pelo pescoço e os seguravam até que o fazendeiro chegasse.

 

Este instinto pode ser observado entre filhotes quando eles estão brincando. O primeiro padrão escrito da raça foi editado em 1946. Os Paulistas foram responsáveis por organizar um programa de reprodução planejada e estreia de um livro para registrar cães. O Dr. Paulo Santos Cruz começou a produzir sistematicamente o Fila Brasileiro e também contribuiu amplamente para o estabelecimento do padrão CAFIB e agora tem o direito de ser chamado de “Pai” do Fila Brasileiro.

Sobre os registros, o CBKC segue a política da FCI (Federação Cynologique Internationale) e aceito para registro somente cães com pedigrees FCI, orientando os criadores para fazer um controle de displasia de quadril e além de outros problemas de saúde. O Fila Brasileiro é descrito como um Mastiff brasileiro ou um Molosser brasileiro. Nos Estados Unidos, a OFA (Fundação Ortopédica para Animais) faz um registro estatístico de todos os Filas que foram radiografados para diagnosticar displasia da anca.

 

O exército brasileiro comparou estas raças, o Doberman, Pinschers e Pastores Alemães em um estudo de cinco anos usando estes cães na selva em condições extremamente hostis. Foram observadas as seguintes características: inteligência, agressividade, sensibilidade, temperamento, energia, resistência, rusticidade e força. Pastores alemães foram encontrados para ter a mais alta inteligência e Doberman e Pinschers o maior nível de agressão. O Fila Brasileiro foi considerado superior em todas as outras categorias.

 

Fila Brasileiro Temperamento

Os Filas brasileiros são conhecidos por serem naturalmente protetores. É também conhecido por sua extrema cautela com estranhos e agilidade ao proteger ou defender seu dono. A dedicação e a obediência do Fila Brasileiro encontra-se no dizer brasileiro “Fiel como um Fila”.

E um excelente companheiro muito leal e amoroso. Extremamente dedicado ao seu dono. Ele é dócil e obediente aos seus donos e familiares e extremamente tolerante com as crianças em sua própria família. Sua fidelidade tornou-se um provérbio brasileiro. Ele está sempre à procura da companhia de seu dono.

 

O temperamento do Fila Brasileiro é o que caracteriza o cão. A palavra portuguesa para o seu temperamento é Ojeriza, que traduzido diretamente para o Inglês significa antipatia e desconfiança. O período de socialização (sobre o primeiro ano com os primeiros 6 a 8 meses sendo o mais importante) da vida do cão é crucial para o temperamento individual do cão.

 

Se o filhote é exposto a um monte de pessoas de uma forma positiva (conhecido como “socialização”), o filhote (tendo em mente os instintos naturais de proteção do cão) pode ser encorajado a se comportar de forma calma em público, mas a ênfase deve ser colocada no fato de que a socialização é feita de forma diferente de outras raças.

 

Apesar da socialização extensiva, o fila é instintivamente protetor e guardará e protegerá naturalmente seu dono, e seus membros e os animais de estimação da família; Isso não é algo que precisa ser treinado, é uma característica inata. Estranhos não devem ser deixados sem vigilância com um Fila e, como todas as outras raças protetoras, pode não ser a melhor escolha para aqueles que têm frequentes visitas em sua casa. Falta de socialização com estranhos em uma idade jovem resultará em um cão que é muito antissocial.

 

Fila Brasileiro Cuidados

Filas brasileiros são propensas a doenças de raça grande, incluindo a displasia da anca, torção gástrica e displasia do cotovelo. Os cães são muitas vezes propensas a inchaço ou distensão do Vólvulo gástrico. Estes cães exigem muito exercício e, portanto, não são muito bem adaptado para a vida da cidade. Campos abertos cercados  são muito bons para os cães, que lhes dá muito espaço para correr e se exercitar.

 

Filas são conhecidos por viver até cerca de nove a onze anos. Os Filas podem ter uma ninhada com cerca de 4 a 10 filhotes. Filas tem altura entre 65 a 75 cm e com um peso: entre 41 a 50 kg.

 

 

Cães semelhantes ao Fila Brasileiro:

Mastiff
Dogue Alemão
Bloodhound

Gostou deste artigo? Compartilhe!
Sair da versão mobile