Origem e História
Originário do continente Africano cães da raça basenji viveram com os seres humanos há milhares de anos. Cães que se assemelham ao Basenjis moderno, e o Tesem podem ser vistos em estelas nos túmulos dos faraós egípcios, sentados aos pés de seus donos, parecendo exatamente o que é hoje, com orelhas espetadas e caudas firmemente enroladas. Cães deste tipo foram originalmente mantidos para a caça.
O que se sabe é que os europeus encontraram cães de caça pequeno, pelo curto nas remotas florestas da África Central, Congo, bem como no Sudão e no Zaire. Um par de Basenjis foi levado para a Grã-Bretanha em 1895, mas os cães morreram de cinomose nos dias de pré-vacinação. Foram importados com sucesso para Grã-Bretanha em 1937, mas os cães enviados para os Estados Unidos no mesmo ano morreram de cinomose, com exceção de um macho chamado Bois.
Finalmente, em 1941, outra fêmea do Congo, foi trazida da África. Ela e Bois produziram filhotes, e mais cães foram importados mais tarde da Grã-Bretanha para o Canadá. O Basenji Club of America foi formada em 1942, e o American Kennel Club reconheceu a raça em 1943. Hoje, o Basenji ocupa o 89 º entre as raças registadas pelo AKC.
Basenji Temperamento
Raça Basenji tem o olhar tão bonito e cativante. Quem poderia imaginar que eles estão entre os mais inteligentes, travessos, destrutivas criaturas na terra? A raça Basenji é brincalhona, afetuosa, gentil, ansiosa para agradar seus donos. O Basenji é um pensador independente que é altamente inteligente, é também um grande escalador e explorador. É preciso alguém com muita paciência e um ótimo senso de humor para viver com um Basenji.
Se você é altamente ligado às suas posses, não obtenha um Basenji. Basenji tende a ser um excelente cão de guarda. Ele é altamente alerta, lati quando alguém bate na porta ou quando vê outro cachorro andando próximo da casa. Ele pode ou não receber o ladrão em sua casa; tudo depende da sua personalidade individual.
Alguns Basenjis são distantes em relação a estranhos mas rugirão ameaçadoramente contra intrusos, enquanto outros silenciosamente vão deixá-los saquear a casa. Falando em silêncio, o Basenji não é. Você vai amar o som que ele faz quando ele está feliz, e talvez estremecer no o som que ele faz quando ele acaba de derrubar algo. E ainda assim, você provavelmente o achará irresistível.
Saúde