História
Suas origens são difíceis de encontrar. Embora os cães sem pelos tenham sido encontrados em muitos lugares do mundo, é improvável que as origens do Cão de Crista Chinês estejam na China. A aparência de cães sem pelos é o resultado de uma mutação genética natural e ocorreu muitas vezes ao longo de milhares de anos.
Relatos de cães sem pelos existem em toda parte da África e da China para a América Central e do Sul. Cães sem cabelo da China foram negociados desde pelo menos o século XIII. Exploradores e missionários muitas vezes escreveram sobre sua presença em portos ao redor do mundo. Um dos primeiros Crista Chinês modernos foi chamado de imperador chinês. Ele foi exibido na Grã-Bretanha em 1881.
Temperamento
Um dos encantos principais do Crista chinês é sua personalidade. Amigável, paciente, afetuoso, dócil, feliz e brincalhão o Crista chinês gosta de se aconchegar. Ele adora estar no centro das atenções e sempre ficará te encantado para ter sua atenção.
Quando você não está por perto, o Crista chinês gosta de brincar com seus brinquedos, inventar jogos, correr ao dos móveis. Este é um cão sensível que estará ciente de suas emoções. Se você estiver feliz, ele também está, e se você estiver triste ele tentará fazer você se sentir melhor.
Saúde
O Crista chinês tem uma vida média de 13 a 15 anos, é propenso a problemas menores, como surdez, luxação patelar, e convulsões e questões de saúde como a atrofia progressiva da retina, luxação da lente, e glaucoma. Ocasionalmente a doença de Legg-Perthes é notado na raça.
A variedade sem pelos é propensa a queimaduras, tem alergia a lã, sujeitos a cravos e perda de dentes. Possui esmalte mais fino e a dentição irregular.
Veja o preço de um filhote de Crista Chinês aqui.
Cães semelhantes ao Cão de Crista Chinês:
Papillon