cachorrosderaca

Griffon de Bruxelas

História e Origem

O Griffon de Bruxelas é uma raça belga e seus ancestrais eram o Griffon d’Ecurie ou  Griffon Belga, um cão de rua belga e o Affenpinscher. Em Bruxelas, a raça trabalhou como guarda de táxis, mas a sua natureza excessivamente confiante e cômico atraiu os condutores mais do que perseguir ladrões. No final do século XIX, o cão foi cruzaram com o Pug, uma raça muito popular na Holanda, naquela época.

 

Isto resultou na variedade no pelo liso ou no Petit Brabançon e na estirpe da cabeça braquicefálica. O cão foi bastante estabelecido para ganhar o reconhecimento em exposições belgas em 1880. Na época, algumas pessoas sugeriram que reprodução com outras raças deveria ser feita com inglês Toy Spaniels e Yorkshire Terriers; o primeiro desempenhou um papel na melhoria da forma da cabeça do Griffon. O Griffon tornou-se imensamente popular no início do século XX e foi favorecido pela nobreza.

 

Na Primeira Guerra Mundial, os números da raça diminuíram grandemente, mas logo se recuperaram. Desde então, ele ganhou inúmeros fãs em todo o mundo. Alguns países classificam apenas as variedades avermelhadas, com pelo grosso como Bruxelas Griffons; os pelos grossos pretos são referidos como Griffon belga, enquando a variedade de pelo liso é chamada de Petit Brabançon.

 

 

Temperamento

Uma família que quer um animal de estimação sensível mas divertido vai encontrar um companheiro inteligente no Griffon de Bruxelas. Famílias com crianças pequenas, no entanto, pode não encontrar o cão sensível o suficiente. O Griffon Bruxelas é conhecido por ter um coração enorme, e um forte desejo de aconchegar com o seu dono.

 

O Griffon de Bruxelas é espirituoso e é repleto de autoconfiança, vida e entusiasmo. No entanto, alguns Bruxelas podem ser afetados com ansiedade de separação. Ele tem uma tendência de subir, latir, e alguns cães podem vaguear, mas no geral é brincalhão, travesso, ousado e teimoso.

 

 

Saúde

O Griffon de Bruxelas, tem uma média de vida entre 12 a 15 anos, pode ocasionalmente sofrer de doenças como bexiga fraca, distiquíase, luxação patelar, displasia da anca, cataratas e atrofia progressiva da retina.

 

Felizmente, a raça não é geralmente propensa a menores ou grandes problemas de saúde. No entanto, para identificar algumas das condições de saúde, mencionadas anteriormente, um veterinário pode recomendar testes de olho e quadril para esta raça.

 

 

Cuidados

Mesmo que o Griffon de Bruxelas não pode viver ao ar livre, ele gosta de passar tempo suficiente no quintal. Sua pelagem áspera requer pentear toda semana e tosar uma vez a cada três meses.

 

Para a variedade de pelo liso, a tosa é mínima, incluir ocasional a escovação para se livrar dos pelos mortos. Sendo um cão pequeno, suas exigências físicas e mentais diárias podem ser uma brincadeira dentro de casa ou um passeio ou caminhada curta.

 

Cães semelhantes ao Griffon de Bruxelas:

Affenpinscher
Chihuahua
Toy Spaniel Inglês
Maltês
Pequinês
Shih Tzu

Gostou deste artigo? Compartilhe!
Sair da versão mobile