cachorrosderaca

Barulho na barriga do cachorros?

Já ouviu um barulho alto e perguntou: “Por que o estômago do meu cachorro/filhote  está fazendo barulhos?” Você não está sozinho. E, mais importante, você pode ter se perguntado se aquele estômago gorgolejante do cachorro/filhote era algo para se preocupar.

 

Barulhos do estômago do cachorro/filhote – o que é normal?

Barulhos de estômago (ou intestinos), como tudo na medicina, têm um nome chique. O nome é borborygmi. Esses sons borbulhantes são produzidos quando o gás se move de uma porção do intestino para outra.

 

É normal que haja algum gás nos intestinos. E é normal que os intestinos se envolvam em motilidade ou atividade que movimenta o conteúdo intestinal. Assim, é normal que o gás se mova pelos intestinos, e os borborygmi macios são, portanto, fenômenos normais.

 

Borborygmi normal são silenciosos. Experimente o seguinte experimento: Coloque sua orelha contra o abdômen do seu cão. Você deve ouvir períodos de silêncio intercalados com suaves gorgolejos. É assim que os borborygmi normais soam.

 

Alguns cães , no entanto, experimentam episódios de gorgolejo intestinal anormalmente alto. Durante esses episódios, o borborygmi pode ser audível do outro lado da sala. Esses sons não são exatamente normais, mas nem sempre representam uma crise. Às vezes eles indicam que algo está errado no trato intestinal. Em outros casos, elas são causadas por nada mais sério que a fome ou gases.

 

Quais tipos de sinais e sintomas podem indicar um problema maior?

Como o gorgolejar do estômago do seu cão pode ser um sintoma de algo mais sério, é importante que você fique atento a quaisquer sinais adicionais que possam indicar que seu animal de estimação tem um distúrbio gastrointestinal. Por exemplo, pode ser hora de marcar uma consulta com seu veterinário se o burburinho do seu estômago estiver acompanhado de vômito, diarreia, alteração do apetite, salivação excessiva, gases excessivos ou desidratação.

 

Ingerir muito ar, seja enquanto engole a comida ou apenas respira pesadamente, pode causar um ruído de estômago “excessivo” nos cães (e arrotos de cachorro). Além da flatulência, comer rápido demais pode ocasionar soluços e engasgo no seu bichinho. Além da flatulência, comer rápido demais pode ocasionar soluços e engasgo no seu bichinho. Se seu filhote estiver comendo muito rápido, você pode tentar usar um tipo especial de tigela de comida ou outras técnicas, como colocar uma bola grande ou um brinquedo em uma tigela regular, para retardar a alimentação do seu cão.

 

Como você deve mudar a dieta do seu cão?

Como muitos distúrbios gastrointestinais podem irritar o estômago e os intestinos do seu cão, é importante que você forneça ao seu animal uma dieta de fácil digestão, repleta de nutrientes que ele precisa recuperar. A comida de alta qualidade, preparada comercialmente, deve conter uma quantidade equilibrada de nutrientes para apoiar adequadamente a saúde gastrointestinal de seu cão e estimular a digestão adequada”.

 

No entanto, se seu cão sofre de problemas estomacais recorrentes, recomenda que você “discuta sua escolha específica de alimento com seu veterinário para ver se outra – talvez uma dieta mais suave – pode ser mais adequada para seu animal de estimação”.

 

Que tipos de remédios caseiros você pode usar para acalmar o estômago do seu cão/filhote?

Se o seu cão tem uma dor de estômago leve, talvez por comer muitas guloseimas, há algumas coisas que você pode fazer em casa para fazê-la voltar a se sentir como ela mesma. Forneça seu animal de estimação com muita água. Este é um passo especialmente importante se o seu amigo peludo estiver vomitando ou sofrendo de diarreia, porque esses sintomas podem causar desidratação. Você também pode incentivar seu cão a comer uma pequena quantidade de grama, porque essa é uma maneira natural de limpar seu estômago.

No entanto, essa solução em particular nem sempre é eficaz, e ingerir muita grama pode levar a mais problemas de saúde. Como mencionado acima, você também pode ajudar a acalmar o estômago do seu cão, introduzindo uma dieta recomendada pelo veterinário.

 

Confira as raças mais caras do mundo aqui…

Gostou deste artigo? Compartilhe!
Sair da versão mobile